Competência em comunicação: uma ponte entre aprendizado e ensino na enfermagem (2004)
- Autores:
- Autor USP: BRAGA, ELIANA MARA - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENC
- Assuntos: COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); INTERAÇÃO INTERPESSOAL; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar referenciais de competências comunicativas interpessoais e propor bases teórico-metodológicas para o aprendizado da comunicação interpessoal no ensino de Enfermagem. Abordando questões norteadoras sobre competência em comunicação interpessoal, utilizou-se referencial teórico de comunicação e método de análise de conteúdo em 13 discursos de professores de Enfermagem, especialistas em comunicação. Os resultados obtidos representam que a competência em comunicação é um processo interpessoal que deve atingir o objetivo dos comunicadores, pressupor conhecimentos básicos de comunicação, ter consciência do verbal e do não-verbal nas interações, atuar com clareza e objetividade, promover o autoconhecimento e, consequentemente, ter a possibilidade de uma vida mais autêntica. Os sujeitos relatam que a expressão da competência comunicativa está, necessariamente, no vivenciar o cotidiano profissional e pessoal, ouvindo o outro, prestando atenção na comunicação não-verbal, validando a compreensão das mensagens, sendo capaz de eliminar as barreiras impostas à comunicação, demonstrando afetividade e investindo no autoconhecimento. O desenvolvimento da competência comunicativa verifica-se pelo estímulo recebido desde a graduação, pelas leituras de aprofundamento do tema, pela prática profissional e realização de pesquisas e publicações na área. O ganho alcançado com a competência em comunicação interpessoal resulta emrelações profissionais e pessoais mais significativas, maior autoconsciência e aceitação das diferenças do ouro, ampliação dos caminhos do ensino e da pesquisa e conquista de um bem-estar. Os teóricos mais citados como referenciais, pelos sujeitos do estudo, foram: Stefanelli MC., Silva MJP., Travelbee J., Littlejohn SW., Davis F., Rogers CR., Sullivan HS., Ruesch J., Peplau HE., Bales RF., e Moscovici F. As bases metodológicas propostas para o aprendizado e ensino da comunicação interpessoal em Enfermagem, são: assumir a comunicação como base para o cuidar, ensinar os fundamentos teóricos da comunicação no início da graduação, desenvolver a competência de todos os professores em comunicação, vincular a prática assistencial com o ensino da comunicação, acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno e vivenciar a comunicação efetiva com as pessoas na escola. Os resultados que emergiram deste estudo permitem considerar a competência em comunicação interpessoal, como uma habilidade fundamental a ser adquirida pelo enfermeiro, sabendo que esta lhe possibilitará um cuidar consciente, verdadeiro e transformador.
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.11.2004
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ABNT
BRAGA, Eliana Mara. Competência em comunicação: uma ponte entre aprendizado e ensino na enfermagem. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-16102006-155511/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Braga, E. M. (2004). Competência em comunicação: uma ponte entre aprendizado e ensino na enfermagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-16102006-155511/ -
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Braga EM. Competência em comunicação: uma ponte entre aprendizado e ensino na enfermagem [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-16102006-155511/ -
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Braga EM. Competência em comunicação: uma ponte entre aprendizado e ensino na enfermagem [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-16102006-155511/
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