Exportar registro bibliográfico

Estimativas da emissividade e temperatura da superfície terrestre:: uma análise comparativa (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA, CRISTIANE XAVIER DE - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: ACA
  • Subjects: SENSORIAMENTO REMOTO; METEOROLOGIA
  • Language: Português
  • Abstract: O conhecimento da temperatura da superfície (Tst) é de extrema importância na aplicação em diversas áreas sendo o sensoriamento remoto uma importante alternativa de medição global e contínua desse parâmetro. Os maiores problemas encontrados na avaliação da temperatura da superfície são os efeitos da emissividade da superfície e os efeitos atmosféricos. Os objetivos deste trabalho na análise comparativa entre diferentes algoritmos para a estimativa da Tst, bem como comparação e avaliação de métodos de estimativa da emissividade da superfície à partir de dados coletados no solo com métodos disponíveis de estimativa de emissividade da superfície em função do IVDN, bem como para a estimativa de temperatura da superfície terrestre. A medida da emissividade é feita com base no "método da Caixa Preta" proposto por Nerry, Labed e Stoll (1990) e aplicado no experimento determinado Dourados/99, realizado na área de uma plantação de soja da Fazenda Azulão, situada no município de Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 01 à 20/12/1999. Foi também avaliada a aplicação de um método de estimativa da temperatura da superfície terrestre (Tst) através de um algoritmo proposto por França e Cracknell (1994a), que incorpora a emissividade espectral da superfície e as condições atmosféricas do local. Para isso, radiossondas e observações visuais efetuadas durante as passagens do satélite, foram utilizadas na correção atmosférica através do código de transferência radiativa(SBDART). Os dados do satélite NOAA/AVHRR (canais 1,2,4 e 5) foram fornecidos pelo DSA/INPE. Apesar do limitado número de casos obtidos entre as medidas em campo e as respectivas passagens de satélite, foi possível concluir que quando utilizada a emissividade obtida através da integração de ambos os métodos (Nerry et all, 1990, França e Cracknell, 1994a), os valores estimados são mais próximos dos valores esperados, se comparados com os ) valores estimados pelo método "Local Split-Window" proposto por Becker e Li (1990). Quando aplicada uma emissividade da superfície sugerida por Pacheco (2001) para essa região de estudo, o método de França e Cracknell (1994a) passa a ser o melhor na estimativa da temperatura da superfície.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.09.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Cristiane Xavier de. Estimativas da emissividade e temperatura da superfície terrestre:: uma análise comparativa. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, C. X. de. (2003). Estimativas da emissividade e temperatura da superfície terrestre:: uma análise comparativa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Oliveira CX de. Estimativas da emissividade e temperatura da superfície terrestre:: uma análise comparativa. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Oliveira CX de. Estimativas da emissividade e temperatura da superfície terrestre:: uma análise comparativa. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024