Exportar registro bibliográfico

Anatomia microscópica de nervos do plexo braquial de ratos Wistar (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, ANA PAULA - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RNP
  • Assuntos: NERVOS ESPINHAIS (ANATOMIA); PLEXO BRAQUIAL (ANATOMIA); MORFOMETRIA; NEUROCIÊNCIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Avaliações de parâmetros quantitativos dos nervos do plexo braquial do rato são escassas. Realizamos um. estudo morfoquantitativo do nervo digital próprio lateral do terceiro dedo e de amostras proximais e distais dos nervos ulnar, mediano e radial. Foram utilizadas ratas Wistar, com 4 (N = 3) e 7 (N = 3) semanas. As amostras foram fixadas com glutaraldeído a 3% em tampão cacodilato de sódio 0,07 M, pós-fixadas com tetróxido de ósmio, desidratadas, incluídas em resina 'Epon 812 registrado', cortadas a 0,25 'mü'm de espessura e coradas com azul de toluidina. Foram analisados o número de fascículos e vasos capilares, a área do nervo e dos vasos, o diâmetro mínimo fascicular, o número e a densidade das fibras mielínicas, o diâmetro mínimo do axônio e da fibra mielínica, a área da bainha de mielina e a razão g. Histogramas de distribuição dos diâmetros mínimos das fibras mielínicas, respectivos axônios e da razão g foram construídos. Comparações entre as amostras proximais e distais e entre as idades foram realizadas. A área do nervo e o diâmetro mínimo fascicular foram maiores no segmento proximal comparado ao distal, em ambas as idades. Os segmentos distais apresentaram maior número de fascículos. Os demais parâmetros morfoquantitativos foram similares entre os segmentos. Os histogramas de distribuição dos diâmetros diferiram entre as idades. Esses acompanharam o crescimento do animal. Realizamos as primeiras medidas morfoquantitativas, com os métodosdescritos aqui, dos nervos mediano e digital próprio lateral do terceiro dedo da pata dianteira. O nervo mediano foi monofascicular no segmento proximal e polifascicular no distal. No segmento proximal desse nervo, a área média foi de 0,13 'mm POT. 2' nos animais com 4 semanas e 0,16 'mm POT. 2' nos animais com 7. No distal essas medidas foram 0,08 'mm POT. 2' e 0,10 'mm POT. 2', respectivamente. Nas duas idades, o número de fibras mielínicas ... foi aproximadamente 3800 no segmento proximal e 2700 no distal. O nervo digital próprio lateral do terceiro dedo foi monofascicular, com uma área média de 0,005 'mm POT. 2' e 0,008 'mm POT. 2' nos animais com 4 e 7 semanas, respectivamente. O número médio de fibras mielínicas foi de 135 para os animais de 4 semanas e 162 para os de 7. No presente estudo, registramos a normalidade de parâmetros morfoquantitativos de nervos do plexo braquial de ratos. Estudos de normalidade são referenciais para a comparação com estudos similares e de reação a lesões ou doenças dos nervos, provocadas experimentalmente, com vistas, em última análise, à melhor compreensão da resposta do nervo do homem quando agredido por doença. O presente é o primeiro estudo que sistematiza parâmetros morfométricos dos principais nervos do plexo braquial do rato Wistar
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.07.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Ana Paula. Anatomia microscópica de nervos do plexo braquial de ratos Wistar. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Santos, A. P. (2004). Anatomia microscópica de nervos do plexo braquial de ratos Wistar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Santos AP. Anatomia microscópica de nervos do plexo braquial de ratos Wistar. 2004 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Santos AP. Anatomia microscópica de nervos do plexo braquial de ratos Wistar. 2004 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024