Efeitos da desnutrição protéica precoce e da escopolamina sobre a aprendizagem e consolidação da memória espacial (2004)
- Authors:
- Autor USP: FUKUDA, MARISA TOMOE HEBIHARA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 594
- Subjects: DESNUTRIÇÃO (EFEITOS); APRENDIZAGEM; MEMÓRIA
- Language: Português
- Abstract: O presente estudo investigou os efeitos provocados pela desnutrição protéica precoce nos processos de aprendizagem e memória espaciais, os quais são atribuídos ao sistema colinérgico hipocampal. No período pós-natal, o referido sistema ainda encontra-se em crescimento e desenvolvimento e, portanto, vulnerável a ações ambientais, como a desnutrição. As conseqüências da desnutrição sobre esse sistema foram avaliadas comparando-se o desempenho de animais desnutridos e controle no teste do labirinto aquático de Morris. A escopolamina foi utilizada como ferramenta farmacológica, uma vez que é uma droga que tem efeitos amnésicos com atuação nos receptores colinérgicos centrais. O teste consistiu em colocar o animal no labirinto aquático para encontrar uma plataforma submersa, utilizando estratégias de mapeamento espacial. Foram realizadas 12 tentativas diárias durante 2 dias consecutivos. Após as 24 tentativas, a plataforma foi removida, os ratos colocados no labirinto, e a permanência em cada quadrante foi registrada. Após 28 dias, os animais foram testados numa única tentativa para verificação da retenção da informação espacial. No primeiro experimento, a escopolamina (i.p., 0,0 - 0,2 - 0,4 e 0,6mg/kg/ml) foi administrada 20 minutos antes do início das sessões experimentais. No segundo experimento, a dose de 0,6mg/kg foi administrada após as sessões, no período em que ocorre a consolidação do aprendizado. A fim de se avaliar possíveis efeitos da drogasobre a atividade locomotora, um grupo independente de animais foi submetido ao teste da arena. Os resultados mostraram, em ambos os experimentos, diferentes reações às doses de escopolamina em animais desnutridos e controle, na aprendizagem espacial e na retenção desse aprendizado. Estes resultados sugerem que a desnutrição protéica precoce produz alterações permanentes nas funções, cuja mediação é atribuída ao sistema colinérgico hipocampal, mesmo após ... recuperação nutricional
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2004
- Data da defesa: 16.06.2004
-
ABNT
FUKUDA, Marisa Tomoe Hebihara. Efeitos da desnutrição protéica precoce e da escopolamina sobre a aprendizagem e consolidação da memória espacial. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Fukuda, M. T. H. (2004). Efeitos da desnutrição protéica precoce e da escopolamina sobre a aprendizagem e consolidação da memória espacial (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Fukuda MTH. Efeitos da desnutrição protéica precoce e da escopolamina sobre a aprendizagem e consolidação da memória espacial. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Fukuda MTH. Efeitos da desnutrição protéica precoce e da escopolamina sobre a aprendizagem e consolidação da memória espacial. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ] - Desempenho da memória de trabalho fonológica e visuo-espacial de crianças com histórico de subnutrição em idade precoce
- Efeito da desnutrição protéica precoce sobre a aprendizagem e memória espacial
- Leitura compartilhada de história e habilidades linguísticas complexas
- Perfil do atendimento fonoaudiológico em um centro de reabilitação terciário
- Atuação fonoaudiológica em Centro Especializado de Reabilitação do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
- Fatores intervenientes nos processos de memória e aprendizagem
- A importância da consciência fonológica para a aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita sob a perspectiva dos professores
- Effects of obesity imposed at an early age on learning and memory in rats
- Relation between linguistic variables and performance in coherent written narratives
- Prevalência de problemas fonoaudiológicos em crianças com histórico de desnutrição
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