Exportar registro bibliográfico

Determinação experimental do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida, em coluna de película descendente com promotor (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: COLÁN, VICTORIA AMELIA LÁZARO - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PQI
  • Assuntos: ABSORÇÃO; TRANSPORTE DE MASSA; DIÓXIDO DE CARBONO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O coeficiente convectivo de transporte de massa de CO'IND.2' em água foi medido em uma coluna de película descendente com promotor, em escala laboratório. O promotor de película consiste de uma rede metálica que é colocada na parede interna da coluna e que ajuda a formação da película. Para a medida experimental deste coeficiente foi montado um sistema constando da coluna descendente e acessórios, elaborado um método experimental de medida e determinado os valores deste coeficiente em função da vazão de alimentação de líquido, da abertura da rede metálica e da condição de umidade do gás. A primeira série de ensaios foi realizada, variando-se a vazão de alimentação e a condição de umidade do gás usando uma abertura de malha de 22mesh. Observando os resultados da primeira série de ensaios foi feito um delineamento experimental: projeto fatorial 2³, onde foram estudados os efeitos da vazão de alimentação de água (5 e 13g/s), da condição de umidade do gás (seco e úmido) e da abertura da malha (22 e 17mesh), no coeficiente convectivo de transporte de massa. A análise desses resultados indicou uma pequena influência da condição de umidade do gás, então a partir dessa interpretação, foi realizado um projeto composto usando as variáveis: vazão de alimentação de água e abertura da malha, mantendo o gás úmido. No projeto composto foi acrescentado mais um nível para cada variável. São eles: 9,2g/s para a vazão e 20mesh para a malha, como níveis intermediários das referidas variáveis. Não foram feitos ensaios ampliando o intervalo de variação devido à capacidade limite do equipamento. O maior valor do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida obtido foi para uma vazão de alimentação de água de 13g/s e para uma abertura de malha de 17mesh.Os coeficientes obtidos com a coluna proposta neste trabalho mostraram-se superiores aos encontrados na literatura, para CO'IND.2' absorvido pela água.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.09.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LÁZARO COLÁN, Victoria Amelia. Determinação experimental do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida, em coluna de película descendente com promotor. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Lázaro Colán, V. A. (2004). Determinação experimental do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida, em coluna de película descendente com promotor (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lázaro Colán VA. Determinação experimental do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida, em coluna de película descendente com promotor. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Lázaro Colán VA. Determinação experimental do coeficiente convectivo de transporte de massa na fase líquida, em coluna de película descendente com promotor. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024