Exportar registro bibliográfico

Modelamento e veículo híbrido-elétrico para transporte coletivo (2004)

  • Authors:
  • Autor USP: WINNISCHOFER, GODOFREDO - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEA
  • Subjects: TRAÇÃO ELÉTRICA; TRANSPORTE COLETIVO; VEÍCULOS ELÉTRICOS
  • Language: Português
  • Abstract: Se a utilização de veículos elétricos oferece vantagens sobre o uso de veículos convencionais, a combustão, no que diz respeito à eficiência energética e à poluição ambiental, apresenta desvantagens em relação à autonomia e custo. Reduzir estas desvantagens combinando as duas tecnologias, com a fabricação e uso de um veículo híbrido-elétrico, é uma alternativa viável, principalmente em espaços urbanos. O movimento cíclico do veículo, com constantes partidas e paradas permite, através do armazenamento da energia cinética, a redução do motor a combustão e, conseqüentemente, do consumo de combustíveis. Simulações de um modelo de ônibus urbano híbrido-elétrico, implementado na linguagem do programa Simulink, demonstram que a potência média gerada, a fim de manter o veículo em regime de velocidade, no plano, bem inferior à potência necessária para garantir um bom desempenho em termos de aceleração, pode ser suficiente para acioná-lo nas mais diversas condições de rampas, desde que o movimento cíclico seja mantido e determinadas rampas tenham sua extensão limitada. Da análise dos testes realizados no modelo foram criados critérios para definição de projetos e estabelecidas diretrizes para continuidade da pesquisa no tema desenvolvido: o acionamento de veículos híbridos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.08.2004

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      WINNISCHOFER, Godofredo. Modelamento e veículo híbrido-elétrico para transporte coletivo. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Winnischofer, G. (2004). Modelamento e veículo híbrido-elétrico para transporte coletivo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Winnischofer G. Modelamento e veículo híbrido-elétrico para transporte coletivo. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Winnischofer G. Modelamento e veículo híbrido-elétrico para transporte coletivo. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024