Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros (2004)
- Authors:
- Autor USP: FONTANA, CAIO FERNANDO - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PEA
- Assunto: AUTOMAÇÃO PORTUÁRIA
- Language: Português
- Abstract: Esta dissertação visa estabelecer os parâmetros para o desenvolvimento de um sistema de controle de cargas portuário. A ótica deste sistema de controle será implementada sob o ponto de vista da Autoridade Aduaneira. Deve-se frisar que este sistema é totalmente inédito no sistema portuário nacional, tendo o Departamento de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP através do Grupo de Automação de Sistemas Industriais e Portuários (GAESI) desenvolvido soluções nesta área para os portos de Santos, Vitória, Sepetiba e Rio de Janeiro. Este projeto de troca eletrônica de dados é chamado de Supervia Eletrônica de Dados - SED. Nesta dissertação será apresentada a metodologia usada para a implementação da SED, bem como a avaliação de sua aplicação nos portos de Santos, Vitória, Sepetiba e Rio de Janeiro destacando as peculiaridades de cada um e suas necessidades de customização. No capítulo inicial será apresentado o estado da arte na área de controle de cargas de sistemas aduaneiros em portos brasileiros e internacionais. No segundo capitulo são apresentadas as dificuldades de implementação de projetos sui-generis, bem com o a importância para o comércio exterior brasileiro da existência de tal ferramenta. No terceiro capitulo apresentaremos a metodologia de desenvolvimento da SED e a integração de dados possível entre as diversas autoridades que atuam em um porto. No quarto capitulo serão apresentados as aplicações nos portos Santos Vitória, Sepetiba e Rio deJaneiro com comparações entre elas. No capítulo final serão apresentadas as conclusões desta dissertação bem como as possibilidades de trabalhos futuros sejam eles de mestrado ou doutorado. ) O sistema de controle de carga é um módulo da Supervia Eletrônica de Dados desenvolvido para prover soluções tecnológicas de informação que atenda a Autoridade Aduaneira, possibilitando assim maior controle e maior eficiência gerencial na localização e acompanhamento da movimentação de cargas nas correntes de importação e exportação. A Supervia pode ser vista como uma valorosa ferramenta para implantação de infra-estrutura tecnológica, e é adequada às necessidade de controle aduaneiro. Possibilita otimizar recursos, mas exige qualificação de usuários e parceiros para novas especialidades. O projeto se desenvolve segundo atividades que dizem respeito à implementação e demonstração de novas tecnologias às diversas empresas que participam da atividade portuária. Elimina processos manuais introduzindo operações automatizadas via Internet em todos os níveis de tarefas. O projeto é definido em etapas, identificam-se os sistemas de informação necessários e as áreas interrelacionadas, e assim avalia-se precisamente o grau dos diversos relacionamentos, para que o intercâmbio eletrônico siga alto padrão. Adotou-se o modo EDI (Electronic Data Intergenge), para a partir de então, buscar incorporá-lo em todas as entidades portuárias (públicas e privadas), estabelecendo troca de dadosentre sistemas de empresas distintas, com precisão e integridade, durante todos os processos de comunicação entre os diversos bancos de dados
- Imprenta:
- Data da defesa: 05.07.2004
-
ABNT
FONTANA, Caio Fernando. Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Fontana, C. F. (2004). Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Fontana CF. Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Fontana CF. Modelo de automação de um sistema de controle de carga para a aduana nos portos brasileiros. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] - Metodologia para a implantação dos processos da cadeia logística segura
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