Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento (2004)
- Autores:
- Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/s0004-282x2004000400015
- Assunto: LINGUAGEM (AVALIAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: Alterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL) devem ser identificadas precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de AEDL, em comparação com o de crianças normais, por meio da Escala de Desenvolvimento Comportamental de Gesell e Amatruda (EDCGA). Foram selecionadas 25 crianças de 3 a 6 anos com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado - GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle - GC). As crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. O valor da mediana do GE foi limítrofe nos comportamentos adaptativo e social-pessoal, já no de linguagem foi discrepantemente rebaixado. Concluímos que as alterações de linguagem interferiram na avaliação dos outros campos do desenvolvimento (adaptativo e pessoal-social). Apesar da interferência, a escala pode ser instrumento útil no diagnóstico de AEDL
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Arquivos de Neuro-Psiquiatria
- ISSN: 0004-282X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 62, n. 3-A, p. 649-653, 2004
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
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ABNT
HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos et al. Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n. 3-A, p. 649-653, 2004Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0004-282x2004000400015. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Hage, S. R. de V., Joaquim, R. S. S., Carvalho, K. G., Universidade Estadual Paulista - UNESP, I. de B., & Guerreiro, M. M. (2004). Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 62( 3-A), 649-653. doi:10.1590/s0004-282x2004000400015 -
NLM
Hage SR de V, Joaquim RSS, Carvalho KG, Universidade Estadual Paulista - UNESP I de B, Guerreiro MM. Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento [Internet]. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2004 ; 62( 3-A): 649-653.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0004-282x2004000400015 -
Vancouver
Hage SR de V, Joaquim RSS, Carvalho KG, Universidade Estadual Paulista - UNESP I de B, Guerreiro MM. Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento [Internet]. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2004 ; 62( 3-A): 649-653.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0004-282x2004000400015 - Distúrbio específico do desenvolvimento da linguagem: subtipos e correlações neuroanatômicas
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0004-282x2004000400015 (Fonte: oaDOI API)
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