Exportar registro bibliográfico

O desenvolvimento da disciplina de fundamentos de enfermagem nas escolas públicas do estado do Paraná (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: VALSECCHI, ELIZABETH AMANCIO DE SOUZA DA SILVA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); CURRÍCULOS E PROGRAMAS; PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Considerando que a disciplina de Fundamentos de Enfermagem, na atual estrutura curricular, desempenha função introdutória importante, consubstanciando a transição do ensino das disciplinas básicas, para uma primeira instância prática; identificando problemas de várias naturezas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina e diante da necessidade de reestruturação da estrutura curricular do curso disposta na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), busca-se com este trabalho, a partir da compreensão do ensino desta disciplina em quatro escolas públicas do estado do Paraná, contribuir com o diagnóstico atual da mesma e subsidiar reflexões para as alterações instituídas pelas diretrizes curriculares atuais. Trata-se de um estudo exploratório junto as escolas públicas de Enfermagem do estado do Paraná com os objetivos de: identificar o perfil dos docentes da disciplina de FE; caracterizar os programas das disciplinas de FE das escolas de enfermagem públicas do estado do Paraná; identificar a opinião quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pelo coordenador da disciplina de FE; compreender o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Fundamentos de Enfermagem, do ponto de vista sistêmico. A metodologia constitui-se na aplicação da técnica de entrevista semi-estruturada junto aos professores coordenadores da disciplina de FE, subsidiada eminstrumento contendo trinta ítens; instrumento contendo doze ítens para identificar o perfil dos professores; instrumento contendo onze ítens para caracterização do programa das disciplinas e da análise dos programas da disciplina. Para a análise dos dados, agrupamos os em três unidades de análise: caracterização dos professores responsáveis pelo ensino da disciplina de Fundamentos de Enfermagem; caracterização dos programas das disciplinas de Fundamentos ... de Enfermagem; desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Fundamento de Enfermagem do ponto de vista dos coordenadores da disciplina nas respectivas escolas. Os resultados mostram que a disciplina de FE compreendida como sub sistema, nas escolas estudadas, apresenta semelhanças e disparidades no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Aspectos como carga horária, proporção aluno-docente, estratégias de ensino, modalidades de avaliação, campo de estágio, capacitação profissional, entre outros, são fontes de questionamentos e permeiam o universo dos docentes na disciplina de FE, evidenciando a necessidade de organização quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.04.2004
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VALSECCHI, Elizabeth Amâncio de Souza da Silva. O desenvolvimento da disciplina de fundamentos de enfermagem nas escolas públicas do estado do Paraná. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26052004-112918/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Valsecchi, E. A. de S. da S. (2004). O desenvolvimento da disciplina de fundamentos de enfermagem nas escolas públicas do estado do Paraná (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26052004-112918/
    • NLM

      Valsecchi EA de S da S. O desenvolvimento da disciplina de fundamentos de enfermagem nas escolas públicas do estado do Paraná [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26052004-112918/
    • Vancouver

      Valsecchi EA de S da S. O desenvolvimento da disciplina de fundamentos de enfermagem nas escolas públicas do estado do Paraná [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26052004-112918/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024