A representação da cultura negra como elemento de crítica e de militância na peça Dutchman, de Amiri Baraka (2004)
- Autores:
- Autor USP: CAMELO, GERSON VIEIRA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assuntos: LITERATURA NORTE-AMERICANA; TEATRO (LITERATURA); CULTURA AFRO-AMERICANA
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa pretende mostrar como o dramaturgo Amiri Baraka, na peça Dutchman, utiliza-se da representação de elementos culturais de povos africanos para construir uma crítica ao modo de vida da classe média branca e aos intelectuais que reproduzem a ideologia do dominante, responsável pela opressão do negro desde sua chegada nos Estados Unidos, cujas marcas podem ser verificadas no campo cultural, em especial no teatro. Nossa hipótese é de que, ao se utilizar da representação de elementos da cultura africana em Dutchman, Baraka estabelece o ponto de rompimento formal com a dramática pura e marca uma busca por formas teatrais que possam engendrar uma crítica e uma atuação militante negra, sem que a questão de classe seja relegada a um segundo plano
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.08.2004
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ABNT
CAMELO, Gerson Vieira. A representação da cultura negra como elemento de crítica e de militância na peça Dutchman, de Amiri Baraka. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Camelo, G. V. (2004). A representação da cultura negra como elemento de crítica e de militância na peça Dutchman, de Amiri Baraka (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Camelo GV. A representação da cultura negra como elemento de crítica e de militância na peça Dutchman, de Amiri Baraka. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Camelo GV. A representação da cultura negra como elemento de crítica e de militância na peça Dutchman, de Amiri Baraka. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ]
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