Exportar registro bibliográfico

Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos (2004)

  • Authors:
  • Autor USP: MAZZA, LUCIANO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: MARKETING DE EXPORTAÇÃO; COMÉRCIO EXTERIOR; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
  • Language: Português
  • Abstract: A exportação é uma atividade cada vez mais importante, principalmente para os países emergentes, como o Brasil. No período de 1997 até hoje, o Brasil fez muitos esforços para incentivar e expandir as exportações através dos consórcios formados por pequenas e médias empresas. Estas empresas fizeram, em algum momento, a escolha de uma estratégia de abordagem do mercado internacional, de maneira a viabilizar o empreendimento. No entanto, é fundamental conhecer o perfil estratégico destas empresas para poder determinar quais são as mais importantes estratégias escolhidas, e compará-las com as de consórcios de reconhecido sucesso. A grande questão objeto deste estudo é: Quais são as estratégias operacionais mais importantes, que geram uma posição de vantagem competitiva em consórcios de exportação? A forma de responder a esta questão foi fazer uma comparação entre as características estratégicas identificadas nos consórcios brasileiros e italianos, com a finalidade de detectar similaridades e diferenças. Para isso, foram definidas as dimensões aplicáveis de Marketing Internacional e de Competitividade a partir da literatura pertinente, e as correspondentes estratégias. Foram definidos cinco setores empresariais equivalentes em cada país, para permitir uma maior amostragem. O trabalho de campo foi realizado por meio de um questionário de aproximadamente 130 itens, elaborado nos dois idiomas, e enviado por correio eletrônico para os gestores destes consórcios no Brasil (com a ajuda do SEBRAE-SP e da APEX - Brasil Agência de Promoção de Exportações) e na Itália (Federexport - Federação dos Consórcios de Exportação). As respostas obtidas foram ordenadas de acordo com a importância de cada uma delas, para cada dimensão.A análise dos dados coletados permitiu identificar, de acordo com a percepção dos respondentes, qual o grau de importância de cada estratégia; detectar onde estão as maiores diferenças e comentá-las, com a intenção de indicar alguns caminhos para que os consórcios brasileiros saibam como chegar ao reconhecido sucesso dos consórcios italianos. Esta pesquisa proporcionou um entendimento muito oportuno e atual sobre o estado da arte dos consórcios formados pelas pequenas empresas exportadoras brasileiras, comparativamente as italianas. Os resultados obtidos em função do conhecimento um pouco mais profundo desta situação poderão levar os interessados a utilizar as comparações das estratégias empregadas de maneira a realizar uma melhor gestão de todas as dimensões, garantindo vantagens competitivas e longevidade de atuação no mercado externo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.07.2004
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MAZZA, Luciano. Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/publico/MsLucianoMazza.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Mazza, L. (2004). Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/publico/MsLucianoMazza.pdf
    • NLM

      Mazza L. Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/publico/MsLucianoMazza.pdf
    • Vancouver

      Mazza L. Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/publico/MsLucianoMazza.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024