Exportar registro bibliográfico

Modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: JOLY, MARCEL - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PQI
  • Assuntos: CONTROLE ÓTIMO; MODELOS MATEMÁTICOS; INDÚSTRIA QUÍMICA; PROCESSOS QUÍMICOS; HIV
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente tese endereça modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos e está estruturada em duas partes. A Parte I defere atenção à fundamentação teórica ao problema de controle ótimo e discute metodologias de solução numérica para esta classe de problemas. Aplicações típicas no contexto da Indústria de Processos Químicos, com especial atenção sobre polimerização de nylon-6,6 em batelada conduzida em reator do tipo autoclave, são aqui apresentadas, discutidas e resolvidas. Subseqüente à discussão introdutória, a Parte II concerne ao complexo e importante problema do gerenciamento dinâmico da infecção associada ao vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV-1) subtipo B via quimioterapia convencional. Aqui, imunologia humana e patogênese do HIV-1 são desenvolvidas em nível de biologia celular e molecular com vistas à formulação de modelos matemáticos determinísticos de otimização dinâmica com base fenomenológica capazes de simular a complexa interação entre o HIV-1 e o sistema imune durante o curso de infecção e progressão à AIDS clínica incorporando, ainda, a dinâmica da variabilidade genética da região pol do retrovírus ao longo do referido período como função das pressões seletivas oriundas de quimioterapia anti-retroviral. Por fim, metodologias de solução computacional para os modelos de otimização dinâmica discreta-contínua produzidos na etapa prévia do estudo são propostas, implementadas e avaliadas sobre dadosclínicos de nove pacientes. O produto final da pesquisa consiste de um procedimento sistemático capaz de definir a estratégia ótima indivíduo-específica da terapia anti-HIV-1 (seleção, seqüenciamento e posologia da quimioterapia a ser administrada ao longo do horizonte de planejamento) como função da genotipagem retroviral (teste de genotipagem) do indivíduo infectado. ) Dentre os benefícios potenciais oriundos de tal automação, cita-se a maximização do período de viabilidade imunológica do paciente, a minimização dos efeitos colaterais associados ao tratamento e a minimização do expressivo custo da terapia anti-retroviral. Tais benefícios são obtidos pelo gerenciamento dinâmico no tempo da composição do esquema anti-retroviral potente (HAART) em resposta e em antecipação à emergência de variantes resistentes ao tratamento
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.08.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      JOLY, Marcel. Modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Joly, M. (2004). Modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Joly M. Modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ]
    • Vancouver

      Joly M. Modelagem matemática, operação e scheduling ótimos de sistemas reativos dinâmicos. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024