Exportar registro bibliográfico

Técnica e expressividade: diversidade e complementaridade no aprendizado pianístico (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: HIGUCHI, MARCIA KAZUE KODAMA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CMU
  • Assuntos: PIANO; INSTRUMENTOS MUSICAIS (ESTUDO E ENSINO); TÉCNICA MUSICAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo principal discutir que a hipótese da dificuldade em conciliar a técnica e a expressividade no aprendizado pianístico possa estar relacionada à divisão hemisférica cerebral. Ao enumerar vários pontos coincidentes em diversas áreas (tais como educação pianística, musicologia, psicologia e neurociências), este trabalho procura demonstrar que além de oferecer elementos convergentes, tal hipótese forneceu dados que talvez possam viabilizar a organização de modelos teóricos responsáveis pela elaboração de explicações para a existência de algumas dificuldades comuns do aprendizado musical. Apesar das inúmeras evidências levantadas, a hipótese dessa disser1ação não pode ser amplamente comprovada, uma vez que sua confirmação estaria atrelada a uma pesquisa específica em neuropsicologia. Porém, pelo fato desses modelos teóricos terem auxiliado diversos alunos a conhecerem possíveis justificativas para suas dificuldades, além de sua compreensão os ter auxiliado a encontrar meios para solucionarem seus problemas, a pesquisa demonstra haver já algumas evidências para propor uma maior discussão e talvez até sugerir outros estudos a esse respeito.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.03.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HIGUCHI, Marcia Kazue Kodama. Técnica e expressividade: diversidade e complementaridade no aprendizado pianístico. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Higuchi, M. K. K. (2004). Técnica e expressividade: diversidade e complementaridade no aprendizado pianístico (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Higuchi MKK. Técnica e expressividade: diversidade e complementaridade no aprendizado pianístico. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ]
    • Vancouver

      Higuchi MKK. Técnica e expressividade: diversidade e complementaridade no aprendizado pianístico. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024