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A análise da percepção ambiental como precursora da educação ambiental e da coleta seletiva de resíduos - estudo de caso: Parque da Água Branca/SP (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, ELAINE - PROCAM
  • Unidade: PROCAM
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MUDANÇA DE ATITUDE; COLETA DE RESÍDUOS URBANOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa estudou a relação entre a percepção individual sobre o meio-ambiente e mudança de comportamento dos funcionários das diversas instituições das atividades agropecuárias sediadas no Parque Municipal Dr. Fernando Costa, o Parque da Água Branca, localizado na região oeste de São Paulo. Compreendendo o ser humano como um organismo inerentemente hábil a captar informações do ambiente (salvo casos de lesões ou distúrbios mentais) e processá-las tecendo conhecimentos, é fundamental entender, sobretudo para quem atua na área educacional, quais os fatores que dificultam ou que facilitam a aplicação dos conhecimentos formados pelos padrões mentais em ações. A Educação Ambiental traz consigo este desafio - favorecer a mudança de comportamento, tomando-o como seu principal objetivo. Dessa forma, esta pesquisa-ação centrou-se em verificar os fatores dificultadores e os facilitadores do engajamento dos funcionários de 41 instituições no programa de coleta seletiva já existente no Parque da Água Branca, uma vez que descartar seletivamente os resíduos constitui-se num reflexo de alteração do padrão mental das informações percebidas e filtradas do ambiente. São vários aspectos que funcionam como filtros dessas informações, contemplando desde os aspectos físicos como a rede de estímulos nervosos dos nossos órgãos sensoriais até aspectos psicológicos e de iniciativa pessoal, como o estar disposto a aprender. Utilizou-se a metodologia da Teoria do Aprendizado Seqüencialdesenvolvido pelo Prof. Joseph Cornell, objetivando conduzir os participantes para um nível maior de contato com os elementos naturais. De acordo com as quatro etapas desta Teoria (despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração), esta pesquisa-ação contribui inclusive para indicar à Direção do Parque da Água Branca mecanismos, debatidos coletivamente com as instituições participantes da pesquisa, que promovam maior mobilização das demais instituições à temática ambiental. Em oito encontros realizados no Parque (Espaço Tatersal), agendados previamente com as instituições, foram abordados assuntos pertinentes à temática da pesquisa, como por exemplo a enchente, reciclagem, industrialização e diferença dos produtos / embalagens, padrões de consumo, complexidade ambiental e percepção. Algumas dinâmicas de grupo foram selecionadas cuidadosamente para facilitar a compreensão e proporcionar maior envolvimento do grupo com as questões tratadas. Das 41 instituições, seis participaram da pesquisa, inclusive o grupo que coordena a coleta seletiva. A falta de motivação para a aprendizagem é uma das características do público deste estudo de caso que impede o desenvolvimento de novos comportamentos, e não o tempo de freqüência que o funcionário possui em relação ao seu trabalho sediado na área do Parque. Os funcionários que participaram ativamente dos encontros presenciais desta pesquisa-ação demonstrarammaior nível de sensibilização para a temática ambiental e afirmaram ter alterado algumas atitudes, como a substituição do uso de copos descartáveis no ambiente de trabalho pelo copo de vidro. Essa atitude cotidiana reflete a incorporação de novas informações, as quais se comportam como itens estruturantes de novos padrões mentais desencadeadores do processo de aprendizado
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.10.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      SILVA, Elaine. A análise da percepção ambiental como precursora da educação ambiental e da coleta seletiva de resíduos - estudo de caso: Parque da Água Branca/SP. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Silva, E. (2003). A análise da percepção ambiental como precursora da educação ambiental e da coleta seletiva de resíduos - estudo de caso: Parque da Água Branca/SP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva E. A análise da percepção ambiental como precursora da educação ambiental e da coleta seletiva de resíduos - estudo de caso: Parque da Água Branca/SP. 2003 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Silva E. A análise da percepção ambiental como precursora da educação ambiental e da coleta seletiva de resíduos - estudo de caso: Parque da Água Branca/SP. 2003 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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