Exportar registro bibliográfico

Efeito de hospedeiros na morfologia de populações híbridas entre Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: COZZO, MARTHA ALESSANDRA BELTRAME DE OLIVEIRA - IB
  • Unidade: IB
  • Sigla do Departamento: BIO
  • Assuntos: DIPTERA; MORFOMETRIA; HIBRIDIZAÇÃO; GENÉTICA ANIMAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Atualmente os conceitos de espécie envolvem diferentes critérios, como bioquímico, ecológicos, evolutivos e comportamentais, de maneira que não existe um consenso sobre um único conceito, visto ser este multidimensional. Já o modo como ocorre a especiação parece depender da composição genética e comportamental das espécies envolvidas. No caso dos insetos fitófagos, em especial em moscas-das-frutas, o primeiro passo é a formação de raças-hospedeiras, ou seja, populações de um determinado inseto que se adaptariam à exploração de determinados recusros e cujo sistema de corte e cópula se modificaria para se adaptar as condições da planta hospedeira. No presente trabalho foram utilizadas estratégias de cruzamento buscando quebrar o isolamento reprodutivo pré-zigótico entre Anastepha fraterculus e A. obliqua (Díptera: Tephritidae). A primeira geração de moscas híbridas se reproduziu de maneira bem sucedida, havendo posteriormente uma deiminuição no número de descendentes ao longo das gerações subseqüentes. Tal fato pode ser explicado através da quebra somente parcial do isolamento pós-zigótico, ou seja, foram desenvolvidas incompatibilidades entre os genes envolvidos nas complexas associações epistáticas que conduzem ao desenvolvimento normal. Em Anastrepha a identificação genérica se dá pela caracterização do padrão alar; de maneira mais específica, a classificação se bseia no ápice do acúleo, que é a porção terminal da genitália feminina. Neste trabalho foramutilizadas as medidas compostas (Componentes Principais- CP) de três estruturas diferentes (asa, ápice do acúleo e ovo) de moscas de A. fraterculus e A. obliqua além de medidas dos híbridos e seus descendentes criados em dois diferentes substratos (manga ou goiaba). O estudo de CP mostrou efeito de heterose, dominância e co-dominância no híbrido quanto às medidas compostas aqui estudadas. Além disso, as moscas descendentes do retrocruzamento com fêmeas híbridas apresentaram diferentes medidas conforme o substrato de oviposição oferecido. Na tentativa de se obter marcadores de QTLs através de locos hipervariáveis, foram realizadas extrações de DNA e PCR usando primers do tipo "SPAR" e para microsatélites dos indivíduos estudados. Memso utilizando poucos marcadores foi possível detectar diferenças na sua freqüência, o que mostra que estudos deste tipo são viáveis e importantes para a compreensão do processo evolutivo a nível genético.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.05.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LIMA-COZZO, Martha Alessandra Beltrame de Oliveira. Efeito de hospedeiros na morfologia de populações híbridas entre Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 13 maio 2024.
    • APA

      Lima-Cozzo, M. A. B. de O. (2004). Efeito de hospedeiros na morfologia de populações híbridas entre Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lima-Cozzo MAB de O. Efeito de hospedeiros na morfologia de populações híbridas entre Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua. 2004 ;[citado 2024 maio 13 ]
    • Vancouver

      Lima-Cozzo MAB de O. Efeito de hospedeiros na morfologia de populações híbridas entre Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua. 2004 ;[citado 2024 maio 13 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024