Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1a. a 4a. séries: atividades epilingüísticas em foco (2004)
- Authors:
- Autor USP: BEZERRA, GEMA GALGANI RODRIGUES - FE
- Unidade: FE
- Subjects: GRAMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO FUNDAMENTAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO; LÍNGUA PORTUGUESA (ESTUDO E ENSINO)
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho visa a empreender reflexões acerca de aspectos relativos à formação de professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental (18 a 48 séries), de modo a justificar, no ensino da língua materna, uma reformulação da concepção e do ensino de gramática que tenha como implicação a preponderância do trabalho com atividades epilingüísticas, em detrimento da ênfase historicamente depositada no trabalho com atividades metalingüísticas. A justificativa para esse trabalho repousa numa constatação, decorrente de diversas investigações, que tem gerado muitos questionamentos nos meios educacionais, sejam eles escolares ou acadêmicos. Referimo-nos ao número significativo de alunos que conclui o ensino fundamental sem desenvolver o mínimo de habilidades que deles se espera, a saber, leitura fluente e produção escrita coerente e coesa. Como fundamentação, realizamos uma revisão do conceito de atividade epilingüística em textos teóricos e em documentos oficiais e discutimos a necessidade de se estreitarem as conexões entre as teorias lingüísticas e a prática de ensino. Os conceitos de letramento e alfabetização - e os processos que designam - também integram nosso quadro de referências. Para tanto, empreendemos um estudo que se insere no paradigma da pesquisa qualitativa, cuja principal característica "é o fato de que estas seguem) a tradição 'compreensiva' ou 'interpretativa'" (Patton, apud Alves-Mazzotti, 1998: 131). A autora ao atuar como professora-tutora deum grupo de 27 professoras efetivas da rede estadual de SP, região metropolitana, ao longo de dezoito meses, e dialogar com uma delas, durante o ano letivo que se seguiu à conclusão do curso de formação superior que freqüentaram - o PEC-Formação Universitária -, focalizou aspectos formativos que permitiram avaliar a viabilidade desta proposta. Observou-se, assim, que as concepções docentes passam por um momento de desestabilização e reconstrução, apontando ora para posições mais conservadoras, ora mais vanguardistas, às vezes até mesmo quando se consideram as concepções de um só sujeito. Acredita-se que esses aspectos integram um quadro de transição, com todas as incertezas e conflitos que o caracterizam. Destaca-se, ainda, que as atividades epilingüísticas, como quaisquer outras, precisam focalizar as dificuldades dos alunos e/ou partir do que já sabem para a ampliação das possibilidades de uso da língua. Assim, é necessário o diagnóstico criterioso dos pontos que precisam ser trabalhados, por meio da prática de avaliação diagnóstica e formativa. Trabalhos de Franchi (1991), Semeghini-Siqueira (1997, 1998,2000), Geraldi (1997, 2002), entre outros, constituem algumas das referências que subsidiaram estas reflexões. Argumenta-se, assim, no sentido de que é viável, para os ) professores das séries iniciais do ensino fundamental, desenvolver um trabalho mais centrado em atividades lingüísticas e epilingüísticas, partindo do conhecimento que jáconstruíram sobre a língua, enquanto usuários. Com o intuito de compreender alguns aspectos implicados em sua esfera de atuação - que funcionam de modo a dificultar ou promover um trabalho mais voltado para o epilingüismo - realizou-se um estudo de caso com a Profa. Elizete. Dialogou-se sobre as possibilidades de uso das atividades epilingüísticas, abrindo caminho para instaurar o processo de reescrita. Em decorrência desse diálogo, ressaltou-se a importância de serem contempladas, nos cursos de formação docente, ações que propiciem o desenvolvimento e consolidação das habilidades de leitura e escrita dos professores, uma vez que são fundamentais para a mediação de atividades que envolvam operações transformadoras do material lingüístico.
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.05.2004
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ABNT
BEZERRA, Gema Galgani Rodrigues. Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1a. a 4a. séries: atividades epilingüísticas em foco. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Bezerra, G. G. R. (2004). Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1a. a 4a. séries: atividades epilingüísticas em foco (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bezerra GGR. Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1a. a 4a. séries: atividades epilingüísticas em foco. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Bezerra GGR. Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1a. a 4a. séries: atividades epilingüísticas em foco. 2004 ;[citado 2024 abr. 17 ]
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