Relato de caso: processo maturacional tardio, a importância do acompanhamento audiológico (2004)
- Autores:
- Autores USP: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; COSTA FILHO, OROZIMBO ALVES - FOB
- Unidade: FOB
- Assunto: DEFICIENTE AUDITIVO
- Idioma: Português
- Resumo: INTRODUÇÃO: O sistema auditivo desenvolve-se duas fases de maturação neurológica, a primeira ocorre na vida intrauterina até o sexto mês de gestação, onde ocorre a maturação do sistema auditivo periférico. A segunda fase inicia-se após o nascimento e se completa por volta dos dezoito meses de idade quando ocorre a maturação das vias auditivas ao longo do sistema nervoso central. Porém, em alguns casos sabe-se que o processo maturacional pode ocorrer após este período. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma criança com deficiência auditiva que apresentou processo maturacional tardio. METODOLOGIA: Foram realizadas avaliações audiológicas e acompanhamento. RESULTADOS: Criança prematura, gemelar, sendo necessário administração de oxigênio e fototerapia, permanecendo na CTI por quinze dias. Aos seis meses contraiu citomegalovírus. Os pais detectaram a deficiência auditiva com 1ano 4 meses. Os pais relataram que a criança respondia assistematicamente aos sons de média e forte intensidade. Na primeira avaliação(1a7m) a criança apresentou limiares de 75 a 95 dB em campo, emissões otoacústicas transientes(EOAE-T) e por produto de distorção(EOAE-DP) apresentaram ausentes e potencial evocado auditivo de tronco encefálico(PEATE) com traçado sugestivo de microfonismo coclear. Na última avaliação(2a6m) apresentou limiares de 45 a 65 dB em campo, as EOAE-T permaneceram ausentes e nas EOAE-DP observou-se respostas em, 5 e 6 KHZ e no PEATE observou-se nívelmínimo de respostas em 60 dBnHL bilateralmente. Sendo assim, observou-se que a criança apresentou uma melhora na acuidade auditiva devido ao processo de maturação tardia. Atualmente a criança está adaptado com Aparelho de Amplificação Sonora Individual de média potência, apresentando respostas como compreensão de ordens simples apenas através da via auditiva. Quanto a linguagem está produzindo frases de duas ou três palavras. CONCLUSÃO: Diante dos diferentes ) resultados, concluímos a necessidade de avaliação audiológica periodicamente até que o diagnóstico permaneça constante para adotarmos uma conduta adequada
- Imprenta:
- Editora: Academia Brasileira de Audiologia
- Local: Bauru
- Data de publicação: 2004
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
YAMAGUTI, H. E. et al. Relato de caso: processo maturacional tardio, a importância do acompanhamento audiológico. 2004, Anais.. Bauru: Academia Brasileira de Audiologia, 2004. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Yamaguti, H. E., Lucas, P. A., Zacare, C. C., Amantini, R. C. B., Costa Filho, O. A., & Moret, A. L. M. (2004). Relato de caso: processo maturacional tardio, a importância do acompanhamento audiológico. In Anais. Bauru: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Yamaguti HE, Lucas PA, Zacare CC, Amantini RCB, Costa Filho OA, Moret ALM. Relato de caso: processo maturacional tardio, a importância do acompanhamento audiológico. Anais. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Yamaguti HE, Lucas PA, Zacare CC, Amantini RCB, Costa Filho OA, Moret ALM. Relato de caso: processo maturacional tardio, a importância do acompanhamento audiológico. Anais. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ] - Conceituação e indicação do implante coclear
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