Proposta de um projeto didático-pedagógico para o curso de ciências contábeis com ênfase no estudo das variáveis e quesitos que influenciam o seu desenvolvimento (2003)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, PAULA ANDREA DE OLIVEIRA E - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAC
- Assuntos: CONTABILIDADE (ESTUDO E ENSINO); PROJETO EDUCACIONAL; MÉTODOS DE ENSINO; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
- Idioma: Português
- Resumo: A frequente mudança de currículo ocorrida nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil demonstrou que novos princípios foram formulados e novas verdades reconhecidas e que a prática deve ser ajustada à nova realidade. A competência no tratamento às questões referentes a um projeto didático-pedagógico é essencial para que uma instituição de ensino superior dê respostas apropriadas aos desafios que hoje se apresentam à educação superior do curso de Ciências Contábeis. O projeto didático-pedagógico é um instrumento de mudança e desenvolvimento institucional, sendo mais que um simples atendimento às diretrizes curriculares, mas uma expressão da filosofia da educação e de uma concepção de formação profissional sintonizada com a realidade brasileira. A contabilidade tem importância na vida das empresas e na economia do país. Identifica-se a necessidade de um currículo voltado para a capacitação do aluno na construção de um novo modo de compreender a realidade e de uma busca pela formação intelectual do novo profissional de contabilidade. Os principais objetivos desse trabalho foram estudar a legislação vigente que disciplina o ensino superior no Brasil, o ensino da contabilidade, a lei de diretrizes e bases e as diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis. É um estudo empírico, analítico, qualitativo, fundamentado no conhecimento que advém da experiência. Utiliza-se o método dedutivo, examinando as partes de um todo para conhecer sua natureza,suas proporções, suas funções e suas relações. Esse trabalho tem a característica de ser uma abordagem metodológica, dedicando-se a produzir técnicas de tratamento da realidade e uma abordagem prática, pois tem por um dos objetivos, intervir na realidade social.
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.03.2003
-
ABNT
SILVA, Paula Andréa de Oliveira e. Proposta de um projeto didático-pedagógico para o curso de ciências contábeis com ênfase no estudo das variáveis e quesitos que influenciam o seu desenvolvimento. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Silva, P. A. de O. e. (2003). Proposta de um projeto didático-pedagógico para o curso de ciências contábeis com ênfase no estudo das variáveis e quesitos que influenciam o seu desenvolvimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Silva PA de O e. Proposta de um projeto didático-pedagógico para o curso de ciências contábeis com ênfase no estudo das variáveis e quesitos que influenciam o seu desenvolvimento. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Silva PA de O e. Proposta de um projeto didático-pedagógico para o curso de ciências contábeis com ênfase no estudo das variáveis e quesitos que influenciam o seu desenvolvimento. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas