A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais (2003)
- Authors:
- USP affiliated authors: OLIVEIRA, DENIZE CRISTINA DE - FSP ; FISCHER, FRIDA MARINA - FSP
- Unidade: FSP
- Subjects: PERCEPÇÃO SOCIAL; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; ADOLESCENTES; TRABALHO DE MENOR; ESCOLAS
- Language: Português
- Abstract: As representações sociais são formas de conhecimento socialmente elaboradas e compartilhadas. A pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos da representação social do trabalho e da escola entre adolescentes trabalhadores e não trabalhadores do ensino médio da cidade de São Paulo. Foram realizados 21 grupos focais com uma amostra de 208 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, cursando o ensino médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Para o processamento dos dados , foi utilizado um programa informático de análise de dados textuais denominado Alceste, versão 4.5 criado por Max Reinert. A análise foi executada dentro das três dimensões que configuram uma representação social. Nas classes associadas com o trabalho, encontrou-se uma contradição entre o reconhecimento do trabalho como valor moral e positivo e os problemas decorrentes de uma carga física e psicológica precoce do adolescente trabalhador. Os conteúdos de representação social do tema escola mostraram problema de qualidade do ensino noturno, dificuldades cotidianas de relacionamento entre professores e alunos, bem como, ainda, a atualização do professor como coadjuvante das dificuldades do processo ensino-aprendizagem. (AU)
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicol. teor. prát
- ISSN: 0104-1290
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003
-
ABNT
OLIVEIRA, Denize Cristina de et al. A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prát, v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003Tradução . . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Oliveira, D. C. de, Fischer, F. M., Teixeira, M. C. T. V., & Amaral, M. A. do. (2003). A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prát, 5( 1), 27-39. -
NLM
Oliveira DC de, Fischer FM, Teixeira MCTV, Amaral MA do. A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prát. 2003 ; 5( 1): 27-39.[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Oliveira DC de, Fischer FM, Teixeira MCTV, Amaral MA do. A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais. Psicol. teor. prát. 2003 ; 5( 1): 27-39.[citado 2024 abr. 19 ] - Teorias de senso comum sobre a escola e o trabalho entre adolescentes de centros urbanos
- Trabalhar e ser trabalhador: representações de adolescentes de um centro urbano
- Como representam a escola e o trabalho adolescentes da cidade de São Paulo?: uma análise de representações sociais através de suas duas metodologias de processamento de dados
- O adolescente que trabalha: um diagnóstico psicossocial comparativo por sexo entre jovens de São Paulo, [resumo]
- A relação trabalho-escola: exploração de mão de obra ou estímulo ao desenvolvimento psicossocial?
- Estudo das representações sociais de duas metodologias de análise de dados
- Pedagogia, futuro e liberdade: a intituição escolar representada por professores, pais e alunos
- Representações sociais e fatores de risco para o trabalho infantil e do adolescente: uma aproximação possível
- Work injuries among high school students, from a public school of São Paulo, Brasil; [pôster]
- Situação de saúde da criança e do adolescente de famílias pauperizadas do Estado de São Paulo: estado nutricional
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas