A psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem (2004)
- Autores:
- Autor USP: TEIXEIRA, EDIVAL SEBASTIAO - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: PSICOLOGIA CULTURAL; ENSINO E APRENDIZAGEM; APRENDIZAGEM; PSICOLOGIA EDUCACIONAL; HISTORIA DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: numa perspectiva progressista, implica numa opção consciente pela concepção marxista de homem e de sociedade. Apresenta um entendimento de como Vigotski concebe a questão da maturação das funções psicológicas e suas possíveis implicações para a aprendizagem de conteúdos escolares. Conclui que a aprendizagem escolar se apóia em processos psíquicos imaturos e que não pode ser conformada num tempo determinado. Argumenta, também, que é inadequado estabelecer um ) tempo muito rígido para a aprendizagem das disciplinas que contém um currículo escolar. A partir da periodização do desenvolvimento psicológico da psicologia histórico-cultural, o trabalho sugere uma forma de organização das etapas da escolarização
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.02.2004
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ABNT
TEIXEIRA, Edival Sebastião. A psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Teixeira, E. S. (2004). A psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Teixeira ES. A psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem. 2004 ;[citado 2024 set. 20 ] -
Vancouver
Teixeira ES. A psicologia histórico-cultural como fundamento para a organização do ensino escolar em ciclos de aprendizagem. 2004 ;[citado 2024 set. 20 ]
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