Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo (2004)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, ELIFAS LEVI DA - ENSCIENC
- Unidade: ENSCIENC
- Sigla do Departamento: FAP
- DOI: 10.11606/D.81.2004.tde-27072004-144016
- Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO MÉDIO; ENSINO E APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: A presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras são claramente apáticas, ou simplesmente desistem? A busca por respostas a esta questão foi empreendida através da análise do conteúdo de uma série de entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a cinco (05) professores e onze (11) alunos, todos voluntários. Esta análise se deu de tal forma que os aspectos motiviacionais modelaram um instrumento específico de estudo, convenientemente desenhado para este trabalho. Da análise dos dados emergiram dimensões que evidenciam um importante papel motivacional, positivo e negativo, dos conteúdos e das interações, tanto para alunos quanto para professores. Já para os professores, além destas duas dimensões, o exercício profissional impôs-se com bastante importância. Por fim, a interpretação dos dados, das categorias e das dimensões revelou-nos encontros e desencontros importante entre professores e alunos. Dentre eles detacam-se a prática inconsciente (os professores motivam e desmotivam seus alunos e nem sequer se dão conta disso) e a percepção da variedade motivacional (grande diferença na variedade de situações motivacionais quando vistas por professores ou alunos)
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.03.2004
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SILVA, Elifas Levi da. Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Silva, E. L. da. (2004). Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/ -
NLM
Silva EL da. Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/ -
Vancouver
Silva EL da. Aspectos motivacionais em operação nas aulas de física do ensino médio, nas escolas estaduais de São Paulo [Internet]. 2004 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.81.2004.tde-27072004-144016 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas