Exportar registro bibliográfico

Um projeto e sua reflexão: elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: GRANATO, ADRIANE - FAU
  • Unidade: FAU
  • Sigla do Departamento: AUP
  • Assunto: ESCOLAS (ARQUITETURA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação de mestrado é uma investigação sobre o processo de invenção da forma arquitetônica, por meio do desenvolvimento do estudo avançado de projeto de uma Escola de Educação Infantil. O termo invenção é empregado neste trabalho com significado Nietzschiano, assumindo que inventar a forma arquitetônica é um ato de ruptura, um ato que não se deduz de maneira analítica segundo uma espécie de derivação natural. No entanto a tese acima não se opõe afirmação de ser fundamental que o arquiteto possua domínio sobre todos os elementos relevantes à produção arquitetônica, sem detrimento de nenhum deles, para inventar obras primorosas. Nesse sentido, a criação de um ambiente de reflexão é imprescindível e a princípio deve apoiar-se no repasse intenso de 3 aspectos: - o sítio, - o cliente e o conjunto de seus objetivos e necessidades, - a construção. No entanto a forma não é fruto desses elementos, mas é provavelmente desse exercício é que ela emerge. Esse pensamento inspira-se em Michel Foucault ao citar Nietzsche sobre a invenção do conhecimento:) "O conhecimento não é da mesma natureza dos instintos. Não é como que o refinamento dos próprios instintos. O conhecimento tem por fundamento, por base e por ponto de partida os instintos, mas instintos em confronto entre si, de que ele é apenas o resultado, em sua superfície. O conhecimento é como um clarão, como uma luz que se irradia mas que é produzido por mecanismos ou realidades que são de naturezatotalmente diversa. O conhecimento é o efeito dos instintos, é como um lance de sorte, ou como o resultado de um longo compromisso. Ë como a centelha entre duas espadas, mas que não é do mesmo ferro que as duas espadas". Baseada em uma análise crítica do ante projeto da Escola Infantil, a conclusão da pesquisa se faz através da verificação da utilidade das ferramentas e técnicas adotadas no processo de invenção do objeto arquitetônico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.03.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GRANATO, Adriane. Um projeto e sua reflexão: elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 24 set. 2024.
    • APA

      Granato, A. (2003). Um projeto e sua reflexão: elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Granato A. Um projeto e sua reflexão: elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil. 2003 ;[citado 2024 set. 24 ]
    • Vancouver

      Granato A. Um projeto e sua reflexão: elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil. 2003 ;[citado 2024 set. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024