Exportar registro bibliográfico

O livro didático: possibilidades de articulações com a resolução de problemas e com a história da matemática (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: SULIMAN, JORGE ELIAS - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; LIVRO DIDÁTICO; ENSINO MÉDIO; ENSINO PÚBLICO
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa em questão procura analisar a possibilidade do uso da Resolução de Problemas e da História da Matemática - no livro didático de matemática do ensino médio - assim como os modos de comunicação autor-leitor, enquanto caminhos que facilitem a leitura dos textos e a construção dos conceitos matemáticos. Com isso, os estudos foram encaminhados a partir de diversas interpretações de teóricos envolvidos com a Resolução de Problemas, História da Matemática e Texto Escrito, enquanto áreas de estudo/pesquisa. De modo a desenvolver a pesquisa foram utilizados dois instrumentos: um questionário para quinze professores do ensino médio da rede pública - cujas questões estiveram em torno do reconhecimento dos critérios de escolha, das observações acerca da iniciação dos capítulos e das estratégias dos autores para fixação das idéias matemáticas - , bem como a análise de três livro~ destinados ao ensino médio de modo a perceber o valor/significado, pelo/a autor/a, da Resolução de Problemas e da História da Matemática em termos do desenvolvimento cognitivo. No que se refere às análises das respostas dos professores pode-se afirmar que a Resolução de Problema e a História da Matemática não possui o significado didático-pedagógico esperado pelo pesquisador. Da análise dos livros didáticos, segundo eixos temáticos que ressaltam a leitura e aprendizagem dos conceitos matemáticos caracterizados pelo pesquisador como comunicação e cognição no sentido de colocaro aluno em ação frente as situações-problema novos não tem sido contemplados de modo significativo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.02.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SULIMAN, Jorge Elias. O livro didático: possibilidades de articulações com a resolução de problemas e com a história da matemática. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Suliman, J. E. (2004). O livro didático: possibilidades de articulações com a resolução de problemas e com a história da matemática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Suliman JE. O livro didático: possibilidades de articulações com a resolução de problemas e com a história da matemática. 2004 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Suliman JE. O livro didático: possibilidades de articulações com a resolução de problemas e com a história da matemática. 2004 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024