Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas - análise de ensaios à compressão centrada (2003)
- Authors:
- USP affiliated authors: BITTENCOURT, TULIO NOGUEIRA - EP ; GIONGO, JOSE SAMUEL - EESC ; ALMEIDA, PEDRO AFONSO DE OLIVEIRA - EP
- Unidades: EP; EESC
- Subjects: PILARES; CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA
- Language: Português
- Abstract: Os pilares construídos com Concreto de Alta Resistência (CAR) têm sido cada vez mais utilizados, principalmente nos grandes centros urbanos, pois possibilitam a construção de pilares mais esbeltos para edifícios altos. Para vigas, a utilização do CAD é vantajosa quando a questão é a durabilidade da estrutura, pois são peças estruturais solicitadas também a tensões de tração, e quanto às lajes o uso do CAR é satisfatório quando estas são protendidas ou então lajes-cogumelo. Mas aumentando a resistência do concreto, a ductilidade do material diminui, tornando frágil a sua ruptura. No CAR a curva tensão x deformação é mais linear, e a deformação para a resistência máxima é maior quando comparada com a que ocorre para os concretos de resistência convencional, daí a motivação para esta pesquisa, a possibilidade de tornar o CAR um material com maior ductilidade. O comportamento de pilares em CAR é caracterizado pela ruptura rápida e repentina do cobrimento de concreto, mas fibras metálicas casualmente posicionadas no concreto, podem impedir a separação prematura do cobrimento de concreto nos pilares e deste modo atrasar esta ruptura antes do pilar atingir o colapso. O destacamento prematuro do cobrimento de concreto nos pilares em CAD foi observado quando concretos sem fibras com resistências superiores - 80MPa ou mais - são usados. Este trabalho teve como objetivo, o estudo do comportamento Tensão x Deformação de pilares construídos com concreto de alta resistênciacom adição de fibras metálicas, submetidos à compressão centrada, analisando a seção resistente do pilar, onde foi constatado que aumentando a espessura do cobrimento, este passa a contribuir com a seção resistente.
- Imprenta:
- ISBN: 8586686182
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto
-
ABNT
GUIMARÃES, Ana Elisabete Paganelli et al. Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas - análise de ensaios à compressão centrada. 2003, Anais.. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Guimarães, A. E. P., Bittencourt, T. N., Giongo, J. S., & Almeida, P. A. de O. (2003). Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas - análise de ensaios à compressão centrada. In Resumos. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. -
NLM
Guimarães AEP, Bittencourt TN, Giongo JS, Almeida PA de O. Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas - análise de ensaios à compressão centrada. Resumos. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Guimarães AEP, Bittencourt TN, Giongo JS, Almeida PA de O. Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas - análise de ensaios à compressão centrada. Resumos. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] - Pilares de concreto de alta resistência com fibras metálicas: análise de ensaios à compressão centrada
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