Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem (2003)
- Authors:
- Autor USP: FERRAZ, CLARICE APARECIDA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0104-11692003000600011
- Subjects: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho trata de estudo exploratório que buscou identificar as bases teóricas que sustentam o planejamento participativo pautado no referencial do Planejamento Estratégico Situacional, utilizadas no currículo integrado da graduação em enfermagem, para o desenvolvimento do desempenho do planejamento participativo. Os dados foram obtidos por meio da análise documental dos vinte e dois cadernos das Unidades Educacionais que compõem o currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, objetivando reconhecer os recortes de conhecimentos que contribuíram para a formação dos conceitos de ator social, situação e produção social. Na análise dos resultados, foram reconhecidos a insuficiência das bases teóricas, o predomínio de objetivos de domínio cognitivo e a descrição dos desempenhos na forma de objetivos. Contudo, revelou haver tentativas na integração dos conhecimentos e suas sucessivas aproximações, no tocante ao planejamento participativo, buscando coerência com os princípios do currículo integrado
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2003
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 11, n. 6, p. 771-777, 2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LALUNA, Maria Cristina Martinez Capel e FERRAZ, Clarice Aparecida. Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 6, p. 771-777, 2003Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000600011. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Laluna, M. C. M. C., & Ferraz, C. A. (2003). Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 11( 6), 771-777. doi:10.1590/s0104-11692003000600011 -
NLM
Laluna MCMC, Ferraz CA. Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2003 ; 11( 6): 771-777.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000600011 -
Vancouver
Laluna MCMC, Ferraz CA. Compreensão das bases teóricas do planejamento participativo no currículo integrado de um curso de enfermagem [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2003 ; 11( 6): 771-777.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000600011 - Transfiguracao da administracao em enfermagem - da gerencia cientifica a gerencia sensivel
- Famílias de pessoas dependentes de cuidado: aspectos das mudanças na vivência do cotidiano
- Gestão da qualidade: estudo do indicador de suspensão de cirurgias
- Gerenciamento de enfermagem: do modelo burocrático à administração flexível
- Estudo clínico de pacsientes com aneurisma cerebral submetido à craniotomia
- Comunicacao diante do fenomeno da atomizacao social institucional
- A insuficiência da comunicação no processo de supervisão em enfermagem
- Lo tipico de la práctica del profesional enfermero en la perspectiva del cuidado de enfermería
- Estudo da tipologia da urgências traumáticas e de indicadores de qualidade
- Auditoria em enfermagem: identificando sua concepção e métodos
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692003000600011 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas