Estratégia de testes no desenvolvimento de produtos: um estudo das dependências probabilísticas (2004)
- Autor:
- Autor USP: YU, ABRAHAM SIN OIH - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: PRODUTOS NOVOS; DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa analisa as possíveis dependências probabilísticas entre as alternativas de design e os testes em desenvovlimento de produtos, e seus impactos na determinação de estratégia de testes. As pesquisas existentes sobre estratégia de teste geralmente assumem a independência probabilística entre essas variáveis e o objetivo desta pesquisa é contribuir para a literatura explorando essas dependências. A análise é realizada através de modelos matemáticos de problemas de testes com até três tipos de testes e até duas alternativas de design. A estrutura metodológica dos modelos é baseada na análise de decisão. Esses modelos permitem que as dependências sejam identificadas e definidas, e suas relações com outros parâmetros chaves do problema de testes são desenvolvidas em detalhes. A dependência entre as probabilidades de sucesso dos designs é denominada de influência entre designs. As dependências entre os testes são denominadas de confiabilidades condicionadas. Os resultados mostram que a influência entre os designs é determinante na definição de estratégia ótima de testes através de suas relações com as probabilidades condicionais. Adicionalmente, os resultados mostram que é necessário especificar pelo menos duas confiabilidades condicionadas para caracterizar completamente as relações entre uma alternativa de design e dois testes imperfeitos. A incorporação de mais de um tipo de teste, nos modelos, permite a análise de estratégias de testes com diferentestecnologias de experimentação. Os resultados indicam que a estratégia de utilizar teste perfeito, ou lançamento direto no mercado, é ótima em várias situações de testes. Finalmente, os resultados desta pesquisa são utilizados para analisar conceitualmente algumas pesquisas empíricas sobre estratégia de testes. Os resultados mostram a potencialidade de interação entre as pesquisas analíticas e empíricas. As principais sugestões para pesquisas futuras são: pesquisar a ocorrência simultânea de confiabilidade condicionada e influência entre designs', desenvolver modelos mais genéricos envolvendo n designs e m tipos de testes; incorporar a geração de alternativas de design durante o projeto de desenvolvimento; e integrar num modelo de estratégia de teste a seleção de designs e a identificação e correção de problemas
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.02.2004
-
ABNT
YU, Abraham Sin Oih. Estratégia de testes no desenvolvimento de produtos: um estudo das dependências probabilísticas. 2004. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-08122021-113751/. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Yu, A. S. O. (2004). Estratégia de testes no desenvolvimento de produtos: um estudo das dependências probabilísticas (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-08122021-113751/ -
NLM
Yu ASO. Estratégia de testes no desenvolvimento de produtos: um estudo das dependências probabilísticas [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-08122021-113751/ -
Vancouver
Yu ASO. Estratégia de testes no desenvolvimento de produtos: um estudo das dependências probabilísticas [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/12/tde-08122021-113751/ - Inovação na indústria hoteleira: complementação entre inovações tecnológicas e inovações baseadas em serviços
- Materiais de referência certificados para minérios de ferro e ligas ferrosas: situação e tendências
- Processo decisório de fazer ou comprar: um estudo exploratório no setor químico
- Normalizações, metrologia e certificação no segmento de equipamentos eletromédicos
- Análise de investimento em tecnologia: uma aplicação da análise de decisão
- Knowledge and decision: the relationship between knowledge and the quality of the decisions
- Ao marketing em instituições de serviços: uma investigação sobre os institutos de pesquisa. [Em CD-ROM]
- Analise preliminar das empresas brasileiras controladas por chineses e suas relacoes comerciais com a China, Hong kong e Taiwan
- Análise de investimento (AIT): a experiência do IPT
- Long range forecast of alcohol production cost with technical progress
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas