Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a porgressão continuada (2003)
- Authors:
- Autor USP: COSTA, ENEIDA ELISA MELLO - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL; PESQUISA DE OPINIÃO
- Language: Português
- Abstract: A partir da década de 70, aumentou o número de alunos de baixa renda nas instituições públicas de ensino. Estas não souberam lidar com a realidade dessa população. Isso causou um acréscimo na evasão e repetência escolar e contribuiu para queda na qualidade do ensino. Para tentar solucionar o problema, o governo do estado de São Paulo, através da LDB/96, propôs o regime de progressão continuada para o ensino fundamental. Este trabalho teve como objetivo investigar a situação do regime através da análise da opinião de professores do ensino público da cidade de Araras-SP. Seis professores do ciclo fundamental (5a a 8a séries) foram escolhidos aleatoriamente para participar de entrevistas semi-estruturadas sobre o tema. Seus principais pontos foram transcritos na análise do trabalho que foi feita pelo método de Análise de Conteúdo proposto por BARDIN (1977). Percebemos que a maioria dos professores vê a progressão continuada como uma boa proposta, embora não funcione na prática. Relatam que não houve capacitação adequada e falta uma conscientização da sociedade. Os alunos não estão entendendo o regime e isso gera indisciplina durante as aulas. Observamos que há necessidade contratação de professores, cursos de capacitação, correções nos processos de recuperação e reforço, além de adaptações nas provas do SARESP que avaliam a progressão continuada
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Agropecuária; resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo
-
ABNT
DELBEM, C. P. e AUGUSTO DO NASCIMENTO, M. M. e COSTA, Eneida Elisa Mello. Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a porgressão continuada. 2003, Anais.. São Paulo: USP, 2003. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Delbem, C. P., Augusto do Nascimento, M. M., & Costa, E. E. M. (2003). Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a porgressão continuada. In Agropecuária; resumos. São Paulo: USP. -
NLM
Delbem CP, Augusto do Nascimento MM, Costa EEM. Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a porgressão continuada. Agropecuária; resumos. 2003 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Delbem CP, Augusto do Nascimento MM, Costa EEM. Análise da opinião de professores do ensino fundamental (5A a 8A séries) sobre a porgressão continuada. Agropecuária; resumos. 2003 ;[citado 2024 set. 18 ] - Avaliação de alguns problemas no desenvolvimento dos adolescentes
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