Exportar registro bibliográfico

Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: PRATES, KATIA VALERIA MARQUES CARDOSO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SHS
  • Assuntos: BIODIVERSIDADE; ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta estratégias para o ensino do tema biodiversidade na educação básica. O modelo instrucional adotado buscou estimular o educando do ensino fundamental a conhecer a aprender sobre a biodiversidade da sua própria região, além da compreensão de temas relativos ao meio ambiente de forma geral. Para a construção desse modelo foram utilizados, principalmente, os documentos gerados pelo programa Biota-FAPESP. Com isso, procurou-se atender ao item preconizado na Agenda 21 Global, de ensinar em e sobre a sua região. O trabalho foi desenvolvido em três etapas principais: i) aplicação de um questionário para avaliar o nível de conhecimento prévio do estudante sobre o tema; ii) fundamentação teórica; iii) elaboração de cartilhas e almanaques. Ao final do processo, os alunos foram capazes de formular um conceito de biodiversidade, levando em consideração a diversidade das espécies em seus ecossistemas e as relações entre os seres vivos e o ambiente. Pode-se concluir que a metodologia utilizada para a construção do conceito de biodiversidade pelos alunos foi eficiente quando comparada à forma tradicional de ensinar
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.12.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PRATES, Kátia Valéria Marques Cardoso. Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-25072016-145333/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Prates, K. V. M. C. (2003). Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-25072016-145333/
    • NLM

      Prates KVMC. Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-25072016-145333/
    • Vancouver

      Prates KVMC. Uma proposta de ensino-aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-25072016-145333/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024