A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie (2003)
- Autores:
- Autor USP: BARROS, CARLOS CESAR - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: VIOLÊNCIA; COMPORTAMENTO COLETIVO; PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Discute-se a possibilidade de a educação transformar algo de decisivo em relação a barbárie, baseando-se na tese de que desbarbarizar se tornou a tarefa mais urgente da educação. O conceito de barbárie é entendido como violência em sua dimensão histórico-natural e subjetiva. Aborda-se as facetas da barbárie em seu desenvolvimento social, por sua influência sobre o psiquismo, principalmente a partir do capitalismo, abrindo caminho para algumas reflexões no campo da educação e da psicologia, principalmente no esclarecimento sobre os mecanismos inconscientes que determinam o comportamento. Baseando-se nas teorias de Theodor Wiesengrund Adorno e Sigmund Freud, discute-se a possibilidade de informações conscientes superarem ou amenizarem as manifestações imediatas de violência, mesmo sob poderosas influências inconscientes em uma civilização irracional, que tenha intensificado o seu mal-estar
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.12.2003
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ABNT
BARROS, Carlos Cesar. A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092006-233435/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Barros, C. C. (2003). A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092006-233435/ -
NLM
Barros CC. A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie [Internet]. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092006-233435/ -
Vancouver
Barros CC. A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie [Internet]. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20092006-233435/
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