Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert (2003)
- Autores:
- Autor USP: JORGE, VERONICA GALINDEZ - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assuntos: LITERATURA FRANCESA (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO); GÊNESE TEXTUAL; CRÍTICA LITERÁRIA; MANUSCRITOS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese, dividida em três partes, propõe um percurso de leitura da escritura a partir da análise de cenas alucinatórias nos manuscritos de Gustave Flaubert. Na primeira parte, discutimos a escolha temática do recorte, a alucinação, e os elementos teóricos que nos ajudaram a problematizar a leitura dos manuscritos. A segunda parte foi consagrada à leitura e análise dos manuscritos, desenvolvendo-se questões como os espaços escriturais e a possibilidade de uma leitura não cronológica dos mesmos. O resultado dessa leitura encontra-se na terceira parte, que desloca os elementos teóricos apresentados na primeira parte mediante a repetição pontual de elementos desenvolvidos ao longo da leitura, em uma estrutura que se quer em espiral e que revela relações entre as construções alucinatórias, imagéticas e descritivas que ultrapassam a representação para desvendar uma odisséia escritural
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.12.2003
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ABNT
JORGE, Verónica Galíndez. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Jorge, V. G. (2003). Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Jorge VG. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Jorge VG. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ] - O recorte na crítica genética
- Produção de imagens e imaginação
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