Mídia e arte: aberturas contemporâneas (2003)
- Authors:
- Autor USP: RAMOS, ALEXANDRE DIAS - FE
- Unidade: FE
- Subjects: MEIOS DE COMUNICAÇÃO (EDUCAÇÃO); ARTE-EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa trata da influência da mídia na vida cotidiana, no sistema de produção, circulação e recepção de arte, e nos dispositivos culturais de aprendizagem, dentro e fora da escola. Investiga, no campo polissêmico do fluxo da vida pós-moderna, possibilidades de aparecimento de uma rede de conhecimento atenta às novas estruturas informacionais, capaz de absorver e produzir uma cultura propriamente contemporânea. Parte do pressuposto de que o olhar voltado para a apreensão dessa paisagem contribui para uma melhor reflexão sobre a arte e seus modos de organização simbólica e, consequentemente, à formação de novos públicos ligados à cultura. Considerando a atuação das instituições de arte na formação desses públicos, e a abertura que a multiplicidade de recursos, formas e leituras permitiram, as estruturas tecnológicas e midiáticas pós-modernas dessacralizaram o espaço sagrado de arte, na medida em que incluíram as operações publicitárias e mercadológicas da sociedade de consumo. Museus, programas de TV, revistas nacionais e importadas, outdoors, jornalistas e intermediários culturais, no conjunto complexo que configura a realidade cotidiana, geraram a necessidade de que a educação estabeleça uma relação mais próxima e intensa com essa paisagem pós-moderna, incorporando-a ao repertório pedagógico que lhe é próprio
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.12.2003
-
ABNT
RAMOS, Alexandre Dias. Mídia e arte: aberturas contemporâneas. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Ramos, A. D. (2003). Mídia e arte: aberturas contemporâneas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ramos AD. Mídia e arte: aberturas contemporâneas. 2003 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Ramos AD. Mídia e arte: aberturas contemporâneas. 2003 ;[citado 2024 mar. 29 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas