Exportar registro bibliográfico

Caracterização tecnológica do quartzito friável de Itutinga, MG, com vista à produção de carbeto de silício (SiC) (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, ARTHUR JARBAS CARDOSO DA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMI
  • Assunto: CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINÉRIOS
  • Language: Português
  • Abstract: Atualmente, a areia industrial proveniente do depósito de quartzito friável de Itutinga, MG, é empregada na produção de carbeto de silício (SiC), um material cerâmico com variadas aplicações na indústria. O processo atual de beneficiamento do minério gera um produto (areia beneficiada) adequado à fabricação de carbeto de silício do tipo preto (SiC-preto). No entanto, esta areia não atinge as especificações necessárias à produção de SiC-verde, uma variedade mais nobre do produto, com maior valor agregado. O problema resume-se aos teores de alumínio (Al´IND.2´´O IND.3´) e ferro (´Fe IND.2´´O IND.3´) contidos na areia beneficiada, os quais se encontram muito acima dos limites admitidos pelo processo metalúrgico. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo a realização de estudos de caracterização tecnológica do quartzito de Itutinga, para se avaliar a possibilidade do minério em questão em gerar um concentrado de Si´O IND.2´ (areia) com as características requeridas à fabricação de carbeto de silício verde. Os resultados obtidos mostram que o alumínio (´Al IND.2´´O IND.3´) concentra-se, principalmente, nos minerais micáceos de granulação fina (-0,15 mm), também totalmente liberados, e na forma de películas de hidróxido de alumínio que recobrem parcialmente os grãos de quartzo, motivo pelo qual torna-se imprescindível a inclusão da operação unitária de atrição no processo de beneficiamento, além de classificação do material acima de 0,15 mm. O ferro (´Fe IND.2´´O IND.3´) encontra-se na forma de óxidos e hidróxidos que ocorrem de forma livre, passíveis de serem facilmente removidos por uma lavagem adequada ou pelos mesmos procedimentos propostos para minimizar os teores de alumínio.ferro (´Fe IND.2´´O IND.3´) encontra-se na forma de óxidos e hidróxidos que ocorrem de forma livre, passíveis de serem facilmente removidos por uma lavagem adequada ou pelos mesmos procedimentos propostos para minimizar os teores de alumínio. Adicionalmente, a introdução da operação de atrição no processamento do minério permite que a lavra do quartzito de Itutinga possa ser flexibilizada, sem a imposição de critérios de seleção do material, ampliando consideravelmente as reservas aproveitávei. Em relação à adequação do teor de Al2O3 às especificações de SiC-verde, sugere-se a realização de estudos futuros considerando-se flotação, dentre outras alternativas, visando a remoção dos minerais micáceos remanescentes.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.08.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Arthur Jarbas Cardoso da. Caracterização tecnológica do quartzito friável de Itutinga, MG, com vista à produção de carbeto de silício (SiC). 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Silva, A. J. C. da. (2003). Caracterização tecnológica do quartzito friável de Itutinga, MG, com vista à produção de carbeto de silício (SiC) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva AJC da. Caracterização tecnológica do quartzito friável de Itutinga, MG, com vista à produção de carbeto de silício (SiC). 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Silva AJC da. Caracterização tecnológica do quartzito friável de Itutinga, MG, com vista à produção de carbeto de silício (SiC). 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024