Exportar registro bibliográfico

Participação dos mastócitos na falência da migração neutrofílica na SEPSE (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: CARVALHO, MICHEL ANTUNES DE - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RFA
  • Assuntos: SEPSE; FARMACOLOGIA EXPERIMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Sepse é uma das maiores causas de internação, sendo a migração de neutrófilos (MN) para o foco infeccioso importante evento que correlaciona-se com a gravidade da doença. Como os mastócitos (MC) desempenham um papel importante na regulação dos mecanismos responsáveis pela MN, e na sepse também observa-se redução da MN para o foco infeccioso, objetivou-se com esse estudo verificar a participação dos MC na falência da MN na sepse. No modelo utilizado para indução da sepse, foram isoladas bactérias do conteúdo do ceco de camundongos Swiss e administradas i.p. em duas doses, não-letal (2,5x10(4) CFU/cav) e letal (1,0 x 10(5) CFU/cav). Os animais receberam tratamento crônico com composto 48/80 (c48/80) a fim de depletar MC. Verificou-se que 6 e 12 h após a inoculação em animais tratados com doses não letais de bactérias, a quantidade de neutrófilos na cavidade peritoneal (c.p.) foi superior ao do grupo não tratado. A falência da MN observada no grupo dos animais tratados com doses letais de bactérias, foi revertida pelo tratamento com c48/80. Esse aumento da quantidade de neutrófilos foi acompanhado de uma diminuição da quantidade de bactérias na c.p. e no sangue além de um aumento da sobrevida dos animais em 40%. Foi utilizada também para estudo da migração, a bolsa de ar subcutânea (air-pouch) por ser uma cavidade desprovida de MC, onde não houve falência da MN na dose letal de bactérias nem morte dos animais. Quando estímulos letais de bactérias foram aplicadossimultaneamente na c.p. e no air-pouch, houve diminuição da MN em ambas cavidades, melhorada significativamente pelo tratamento com c48/80. Também observamos redução dos níveis de TNF-'alfa' no soro e no exsudato de animais depletados de MC, enquanto que os níveis de IL-1ß encontraram-se menor no soro em relação aos que receberam doses letais de bactérias e IL-10 sem diferença significativa entre os grupos. O nível sérico de NO3 encontrou-se .. diminuído em animais letais tratados com c48/80. Os resultados apresentados sugerem que, na sepse induzida em camundongos por bactérias isoladas do ceco desta mesma espécie animal, os MC peritoneais são importantes células residentes participando ativamente como fonte de mediadores envolvidos na redução da MN para o foco infeccioso observada na sepse letal
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.06.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARVALHO, Michel Antunes de. Participação dos mastócitos na falência da migração neutrofílica na SEPSE. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Carvalho, M. A. de. (2003). Participação dos mastócitos na falência da migração neutrofílica na SEPSE (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Carvalho MA de. Participação dos mastócitos na falência da migração neutrofílica na SEPSE. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Carvalho MA de. Participação dos mastócitos na falência da migração neutrofílica na SEPSE. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024