Exportar registro bibliográfico

Representações dos professores sobre saber histórico escolar (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: CARDOSO, OLDIMAR PONTES - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); DESEMPENHO DO PROFESSOR; DIDÁTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de campo educacional, fundamentada na teoria das representações de Henri LEFEBVRE e realizada a partir da metodologia da observação participante interpretativa proposta por Frederick ERICKSON. Procura compreender como os professores de História do Ensino Médio de uma escola da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo representam o saber histórico escolar criado cotidianamente por eles na relação com seus alunos. Para isso, foram observadas as aulas dos quatro professores de História desse ciclo ao longo de todo ano letivo de 2002. Além das lembranças, apontamentos e notas de campo resultantes dessas observações, constituíram fontes de dados desta pesquisa as gravações em vídeo da maioria das aulas observadas, as entrevistas realizadas ao final do ano letivo com os sujeitos e as cópias do material didático elaborado por eles e seus alunos. A análise dos dados sugeriu que as representações dos professores sobre o saber histórico escolar, ainda que fundadas em teorizações históricas, são marcadas pela presença de conteúdos anistóricos e de conteúdos históricos descontextualizados. Tal presença foi identificada nas duas formas mais recorrentes de representação do saber histórico escolar pelos professores. Numa primeira forma, o saber histórico escolar seria resultado de exposições dos professores entendidas por eles como tentativas de diálogo, apesar de realizadas como monólogos. Numa segunda forma de representaçãodos professores, o saber histórico escolar seria resultado da interação dos alunos durante a execução de resumos de textos didáticos em grupo. Todavia, tais resumos, realizados sem orientação do professor, apresentavam-se quase sempre como cópias de trechos de livros didáticos. As representações dos professores sobre o saber histórico escolar descritas neste trabalho parecem estar sempre mais vinculadas às estratégias que ao conteúdo do ensino realizado por eles. O saber histórico escolar é representado como um mero facilitador da assimilação de uma "ciência de referência" pelos alunos. Isso pode ser resultado da fuga constante de inimigos imaginários existentes nas representações dos professores. A negação permanente daquilo que os professores chamam de positivista ou tradicional os afasta da preocupação com os conteúdos, sempre associados aos fatos históricos, tão privilegiados pelos positivistas quanto odiados por seus inimigos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.10.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARDOSO, Oldimar Pontes. Representações dos professores sobre saber histórico escolar. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Cardoso, O. P. (2003). Representações dos professores sobre saber histórico escolar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Cardoso OP. Representações dos professores sobre saber histórico escolar. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Cardoso OP. Representações dos professores sobre saber histórico escolar. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024