Exportar registro bibliográfico


Metrics:

Estudo de viabilidade técnica e ambiental para utilizar mistura álcool/diesel/aditivo em frota de ônibus urbanos (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA, HUMBERTO RENATO DE - ENERGIA
  • Unidade: ENERGIA
  • DOI: 10.11606/D.86.2003.tde-04042012-113758
  • Subjects: ÁLCOOL; GÁS NATURAL; TRANSPORTE URBANO
  • Language: Português
  • Abstract: O presente trabalho analisa a viabilidade técnica e ambiental da mistura álcool/diesel/aditivo AEP-102 (MADA), proposta para ser usada como combustível nas frotas de ônibus urbanos na cidade e região metropolitana de Curitiba, como uma alternativa para reduzir o consumo de óleo diesel, as importações de petróleo e diesel e as emissões de poluentes atmosféricos. De início é feita uma breve revisão bibliográfica das principaisfontes alternativas, destacando os pontos positivos e as suas dificuldades em relação ao uso convencional. Aborda-se a criação do programa nacional do álcool, situação atual e perspesctivas para o futuro do programa coma entrada de novas tecnologias, o perfil de consumo de derivados e a estrutura de refino no Brasil. analisa-se parte do relatório de teste que menciona a formação da mistura álcool/diesel/aditivo, características do aditivo, resultados laboratoriais: físico-químicos (emissões, desgate do sistema de injenção), testes de bancada com MADA, monitoramentodos ônibus utilizados nos testes de campo, baseado apenas na utilização da MADA-11,2(motor, emissões e sistema de injenção): Verifica-se que o uso da MADA pode contribuir para redução de emissões de poluente, principalmente o material particulado; se ampliando em grande escala , pelo aspecto energético, pode haver uma redução nas importações de petróleo e derivados. Apresenta-se as questões de difícil solução atribuídas ao uso do combustível como o desgaste prematuro noscomponentes do sistema de injenção, provocado peal baixa lubricidade do combustível, e a instabilidade da MADA nas condições de estocagem, bem como os aspectos a serem analisados em futuros trabalhos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.06.2003
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.86.2003.tde-04042012-113758 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Humberto Renato de. Estudo de viabilidade técnica e ambiental para utilizar mistura álcool/diesel/aditivo em frota de ônibus urbanos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-04042012-113758/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, H. R. de. (2003). Estudo de viabilidade técnica e ambiental para utilizar mistura álcool/diesel/aditivo em frota de ônibus urbanos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-04042012-113758/
    • NLM

      Oliveira HR de. Estudo de viabilidade técnica e ambiental para utilizar mistura álcool/diesel/aditivo em frota de ônibus urbanos [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-04042012-113758/
    • Vancouver

      Oliveira HR de. Estudo de viabilidade técnica e ambiental para utilizar mistura álcool/diesel/aditivo em frota de ônibus urbanos [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-04042012-113758/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024