A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889) (2003)
- Autores:
- Autor USP: SCHELBAUER, ANALETE REGINA - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; INTUIÇÃO (EDUCAÇÃO); HISTORIA DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo foi investigar a constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo. Focalizou-se o período comprendido entre 1870 e 1889, antes de sua consagração como símbolo das reformas republicanas paulistas. Levou-se em consideração o contexto histórico e seus sujeitos, partindo do pedagógico, mas sem descuidar das múltiplas dimensões que inserem o método intuitivo no mundo social, político e cultural. As fontes que serviram de suporte à pesquisa expressam essas diferentes dimensões. Analisou-se desde documentos normativos até aqueles que se referem às práticas escolares, passando, também pela imprensa periódica. Enfatizou-se os entendimentos e as apropriações que o método intuitivo gerou, bem como a forma como foi divulgado e os agentes que se envolveram nesse processo. Concluiu-se que a fundação de um discurso sobre esse método esteve vinculada, em São Paulo, nesse período, a personagens-chave, no âmbito das iniciativas particulares. Em meio às práticas escolares, foi possível vislumbrar sinais singulares do uso do método intuitivo
- Imprenta:
- Data da defesa: 02.09.2003
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ABNT
SCHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Schelbauer, A. R. (2003). A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Schelbauer AR. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003 ;[citado 2024 set. 24 ] -
Vancouver
Schelbauer AR. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003 ;[citado 2024 set. 24 ]
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