Exportar registro bibliográfico

A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889) (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: SCHELBAUER, ANALETE REGINA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; INTUIÇÃO (EDUCAÇÃO); HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo foi investigar a constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo. Focalizou-se o período comprendido entre 1870 e 1889, antes de sua consagração como símbolo das reformas republicanas paulistas. Levou-se em consideração o contexto histórico e seus sujeitos, partindo do pedagógico, mas sem descuidar das múltiplas dimensões que inserem o método intuitivo no mundo social, político e cultural. As fontes que serviram de suporte à pesquisa expressam essas diferentes dimensões. Analisou-se desde documentos normativos até aqueles que se referem às práticas escolares, passando, também pela imprensa periódica. Enfatizou-se os entendimentos e as apropriações que o método intuitivo gerou, bem como a forma como foi divulgado e os agentes que se envolveram nesse processo. Concluiu-se que a fundação de um discurso sobre esse método esteve vinculada, em São Paulo, nesse período, a personagens-chave, no âmbito das iniciativas particulares. Em meio às práticas escolares, foi possível vislumbrar sinais singulares do uso do método intuitivo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.09.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SCHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 24 set. 2024.
    • APA

      Schelbauer, A. R. (2003). A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Schelbauer AR. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003 ;[citado 2024 set. 24 ]
    • Vancouver

      Schelbauer AR. A constituição do método de ensino intuitivo na províncía de São Paulo (1870-1889). 2003 ;[citado 2024 set. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024