Exportar registro bibliográfico

A construção do discurso como um fator de sucesso ou fracasso de um projeto editorial: a Revista PlayBoy no Brasil e na Argentina (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: COSTA, CARLOS ROBERTO DA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CJE
  • Subjects: REVISTAS (MASCULINO); ANÁLISE DO DISCURSO
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa busca definir os motivos que levaram duas versões de Play-boy a resultados opostos: sucesso no caso da brasileira, fracasso com a argentina. O marco teórico da pesquisa parte do estudo de como se dá a decodificação do discurso numa revista em que o visual é parte da mensagem ("A Educação do Olhar") e de uma recuperação histórico-sociológica da formação do leitor (capítulo do momento que os dois países viviam quando as "franquias" foram lançadas, procurando detectar o tipo de demanda de bens simbólicos que havia e as condições em que operaram as empresas licenciadas ("O Marco Histórico"). Após essa abordagem multidisciplinar dos indicadores externos à mensagem, investiga-se a formulação do discurso nas duas publicações, os diferentes momentos da trajetória e o suporte proporcionado pela licenciante ("As Construções do Discurso"). A seguir, analisa-se comparativamente: a) um ano de capas das duas revistas, b) duas edições nos primeiros momentos de vida e c) conteúdo, oferta publicitária e linguagem de dois números de bom resultado de vendas ("A análise dos Discursos"). Entrevistas abertas com editores das duas publicações e executivos da matriz, ligados à operação de licenciamento, buscam levantar hipóteses para o mosaico interpretativo a partir da escuta atenta do que os exemplares das publicações têm a dizer ("As Tentativas de Explicação"). As conclusões mostram que a franquia de uma publicação não é um pacote fechado, que se traduz e se coloca na banca.Valores culturais e sociais devem ser levados em conta: o sucesso de uma publicação é resultado dessa visão do editor em fazer o mix entre o que oferece o licenciante e a abordagem de reportagens e temas locais. Sucesso traduz investimento e trabalho, pois também no mundo editorial (da construção do discurso) não existem fórmulas milagrosas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.08.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COSTA, Carlos Roberto da. A construção do discurso como um fator de sucesso ou fracasso de um projeto editorial: a Revista PlayBoy no Brasil e na Argentina. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Costa, C. R. da. (2003). A construção do discurso como um fator de sucesso ou fracasso de um projeto editorial: a Revista PlayBoy no Brasil e na Argentina (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Costa CR da. A construção do discurso como um fator de sucesso ou fracasso de um projeto editorial: a Revista PlayBoy no Brasil e na Argentina. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Costa CR da. A construção do discurso como um fator de sucesso ou fracasso de um projeto editorial: a Revista PlayBoy no Brasil e na Argentina. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024