Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil (2003)
- Authors:
- Autor USP: GIOVINAZZO, RENATA ALVES - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA; ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
- Language: Português
- Abstract: O principal objetivo deste trabalho é verificar o desempenho das empresas atuantes no mercado de bens populares, especificamente nos setores de alimentos, bebidas e fumo, higiene e limpeza, vestuário, eletrodomésticos e comércio varejista, em comparação ao desempenho das empresas que atuam no mercado de alta renda. O trabalho identifica ainda o perfil estratégico das empresas que atuam nos dois segmentos. Uma pesquisa de campo foi realizada com uma amostra de 75 empresas, sendo as informações coletadas combinadas com os dados financeiros de crescimento e rentabilidade das empresas, obtidos por meio de publicações especializadas. Realizou-se uma análise descritiva do desempenho das firmas da amostra, cobrindo o período de 1997 a 2001. Como resultado, constatou-se que as empresas orientadas para o mercado popular obtiveram resultados sensivelmente melhores do que as predominantemente orientadas para as classes A e B, mesmo em uma época com baixo crescimento do PIB e pouca melhoria da distribuição da renda. Estes resultados confirmam o potencial do mercado de baixa renda e reforçam a importância destas empresas para a economia do país
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.09.2003
-
ABNT
GIOVINAZZO, Renata Alves. Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13112003-114140/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Giovinazzo, R. A. (2003). Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13112003-114140/ -
NLM
Giovinazzo RA. Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13112003-114140/ -
Vancouver
Giovinazzo RA. Um estudo sobre o desempenho e a estratégia das empresas que atuam no mercado de bens populares no Brasil [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-13112003-114140/ - Proposição de um modelo de internacionalização para atuação de empresas brasileiras nos mercados populares internacionais
- Tendências do cadastro positivo no Brasil: projeções das principais variáveis impactadas e cenários
- Mapeamento das características do consumo da população da base da pirâmide no Brasil
- Tamanho é documento?: Uma análise do beta contábil em empresas comerciais paulistas de capital fechado
- Analysis of the process of technology transfer in public research institutions: the Embrapa Agrobiology Case
- Confira dicas para estudantes que estão no fim do ensino médio. [Entrevista]
- Empreendedorismo na base da pirâmide populacional: um estudo sobre a comunidade Paraisópolis em São Paulo
- A prospecção do futuro como suporte à busca de informações para a decisão empresarial
- Reward-based crowdfunding: a study of the entrepreneurs' motivations when choosing the model as a venture capital alternative in Brazil
- A eficiência e a estratégia das empresas que atuam na base da pirâmide: um estudo sobre a indústria alimentícia
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas