Exportar registro bibliográfico

A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: MYANAKI, JACQUELINE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); PAISAGEM; ARTES; INTERDISCIPLINARIDADE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esse trabalho propõe um caminho para viabilizar a articulação entre geografia e arte na prática de ensino de geografia no ensino fundamental, a partir do experimento de um conjunto de atividades enfocadas no estudo da paisagem geográfica, nas noções básicas conceituais e sua percepção, utilizando reproduções de quadros de pintores brasileiros. O experimento foi realizado, na sua maior parte, com alunos de 6ª série de diferentes instituições em duas etapas bem definidas. Na primeira etapa, o roteiro de atividades foi desenvolvido com três turmas de três escolas diferentes e cujos professores participaram como observadores e coadjuvantes durante a aplicação das atividades. Na segunda etapa o roteiro foi desenvolvido de maneira autônoma por sete professores de cinco instituições que receberam antecipadamente o material e as instruções necessárias e assistência à distância, quando solicitada. Os resultados das duas etapas demonstraram que é possível articular arte e geografia no estudo da paisagem geográfica de maneira a ampliar a capacidade de percepção e apreensão da paisagem geográfica, bem como sobre as manifestações artísticas, além dessa estratégia representar um aumento no entusiasmo e despertar o interesse dos alunos para o processo de construção do conhecimento
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.08.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MYANAKI, Jacqueline. A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Myanaki, J. (2003). A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/
    • NLM

      Myanaki J. A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte [Internet]. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/
    • Vancouver

      Myanaki J. A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte [Internet]. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024