Exportar registro bibliográfico

Um modelo para avaliação ponderada da hidreletricidade e termeletricidade com gás natural através dos custos completos (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: BOARATI, JULIO HENRIQUE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PEA
  • Subjects: USINAS HIDRELÉTRICAS (ASPECTOS ECONÔMICOS;ASPECTOS SOCIAIS;ASPECTOS POLÍTICOS;ASPECTOS AMBIENTAIS); USINAS TERMOELÉTRICAS (ASPECTOS ECONÔMICOS;ASPECTOS SOCIAIS;ASPECTOS POLÍTICOS;ASPECTOS AMBIENTAIS)
  • Language: Português
  • Abstract: A eletricidade é muito importante para a sociedade contemporânea, pois propicia desenvolvimento, inclusão social e conforto. Os consumidores de energia conhecem todas as vantagens desta grande invenção, mas ironicamente os mesmos lutam contra a construção de novas usinas devido aos danos que a geração de energia causa ao meio ambiente e a grupo populacionais que são afetados. A solução para este problema deve considerar todos os custos envolvidos na geração de eletricidade, não apenas os custos financeiros e por essa razão utilizaremos o conceito dos Custos Completos. Este Trabalho teve por objetivo a criação de um método de análise que mostrasse os impactos positivos e negativos da Hidreletrecidade e Termeletricidade (com Gás Natural) a fim de encontrar a melhor solução em termos de Custos Completos para permitir a expansão da geração de energia para os dois tipos de usinas. Foram utilizados como fonte de pesquisa a teoria do Planejamento Integrado de Recursos que considera a abordagem dos Custos Completos e Desenvolvimento Sustentável, Resoluções e Leis, estudos para o setor elétrico, Notícias que envolvam o assunto e trabalhos acadêmicos. A análise é feita para quatro capacidades instaladas: Pequena (menos de 30 MW), Média (entre 30 e 100 MW), Grande (entre 100 e 1000 MW) e Potência elevada (acima de 1000 MW) e considerando aspectos técnico-econômicos, ambientais, sociais e políticos para mostrar as particularidades de cada tipo de usina como suas vantagens e buscando soluções que reduzam as desvantagens. A análise dos Custos Completos realizada mostrou impactos negativos que crescem com o aumento da capacidade instalada da Hidrelétrica e Termelétrica, pois as vantagens dos ganhos de escala não são suficientes para justificar os impactos sobre grupos populacionais, meio ambiente, aspectos políticos e os riscos maiores das grandes usinas.Portanto o método de análise mostra-se coerente com a abordagem dos Custos Completos que consideram que os impactos negativos significam custos qualitativos e ao mesmo tempo, os custos financeiros não são esquecidos mas considerados como um dos elementos no processo de análise que busca o menor custo (qualitativo) para toda a sociedade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.04.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BOARATI, Julio Henrique. Um modelo para avaliação ponderada da hidreletricidade e termeletricidade com gás natural através dos custos completos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Boarati, J. H. (2003). Um modelo para avaliação ponderada da hidreletricidade e termeletricidade com gás natural através dos custos completos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Boarati JH. Um modelo para avaliação ponderada da hidreletricidade e termeletricidade com gás natural através dos custos completos. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Boarati JH. Um modelo para avaliação ponderada da hidreletricidade e termeletricidade com gás natural através dos custos completos. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024