Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC) (2003)
- Authors:
- Autor USP: ANDRADE, CRISTINA CASTELO BRANCO MOURÃO DE - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAC
- Subjects: CONTABILIDADE (ESTUDO E ENSINO); ACCOUNTABILITY; MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
- Language: Português
- Abstract: O principal objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um referencial teórico sobre o que a Contabilidade é, no contexto da Teoria da Contabilidade, visando à compreensão do seu impacto na gestão do processo educacional em Ciências Contábeis, tendo em vista uma eventual qualificação global do profissional brasileiro de Contabilidade. A partir da compreensão da essência do que a Contabilidade é, buscou-se identificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à formação do profissional de Contabilidade. Analisou-se exaustivamente os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a esse profissional, a partir da comparação das recomendações do Parecer 146/2002 da Câmara de Educação Superior(CES)/Conselho Nacional de Educação(CNE) do Ministério da Educação com os Pronunciamentos do IEG 9 do International Federation of Accountants (IFAC). Quais são os atributos e características dos conhecimentos e capacidades referidos em Contabilidade foi à questão central estudada face à possibilidade de, brevemente, o profissional brasileiro de Contabilidade, poder candidatar-se a um eventual credenciamento global. A análise da questão da eficácia do processo educacional em Contabilidade, bem como exame das implicações das referencias legislativas sobre o ensino e formação das competências do profissional da Contabilidade e avaliar as contribuições das Entidades Coletivas para a eficácia do profissional de Contabilidade foram também questões contempladas no presente estudo. Para a realização da presente pesquisa assumiu-se o pressuposto de que o conhecimento do que a Contabilidade e, acrescido da experiência e vivencia do que a Contabilidade realiza, poderá ser um indicativo de que as competências do profissional brasileiro de Contabilidade o habilitarão a candidatar-se a obtenção do credenciamento global.A motivação desta pesquisa advém de estudos que revelam o conhecimento do que a Contabilidade e, poderá vir a dar à eficácia do processo educacional em Contabilidade tendo em vista proporcionar aos profissionais brasileiros de Contabilidade as competências necessárias a um eventual credenciamento global. Sem a adequada compreensão do que a Contabilidade e o profissional brasileiro não estará, em condições de adquirir a competência, que o torne candidato a um eventual credenciamento global, imaginado pelo IEG n. 9 da International Federation of Accountants (EFAC). Essa competência depende de o processo brasileiro de educação em Contabilidade superar as eventuais diferenças acima mencionadas. A metodologia utilizada neste estudo e de caráter exploratório e de natureza fenomenológico-hermenêutica. No que diz respeito ao referencial teórico buscou-se encontrar na literatura nacional e internacional o que mais se adequasse ao tema deste trabalho. A pesquisa documental foi particularmente favorecida pelo fato de alguns membros do corpo docente da FEA-USP tiveram a oportunidade de participar, desde o inicio das discussões que ocorreram e que ainda ocorrem, nos órgãos internacionais já referidos. A conclusão do estudo decorreu basicamente da análise comparativa entre os elementos eleitos pelo Parecer n. 146/2002 do Ministério da Educação(MEC)/Secretaria do Ensino Superior(SESu) e pela IEG n.9 da International Federation of Accountants (IFAC), com o suporte da parte conceituai levantada através da pesquisa bibliográfica.Um dos tópicos ressaltados nas conclusões se refere à questão dos recursos institucionais e instrumentais necessários para se buscar o alinhamento mais rápido possível das habilidades e competências dos Contadores brasileiros, em relação àqueles indicados pela UNCTAD/International Standard of Accounting and Reporting (ISAR), ou seja, os da chamado META de formação e pré-qualificação do profissional de Contabilidade
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.02.2003
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ABNT
ANDRADE, Cristina Castelo Branco Mourão de. Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC). 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Andrade, C. C. B. M. de. (2003). Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/ -
NLM
Andrade CCBM de. Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC) [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/ -
Vancouver
Andrade CCBM de. Gestão do processo de educação em contabilidade: estudo comparativo entre as Normas do Parecer Câmara de Educação Superior (CES)/Conselho Nacional de Educação (CNE) 146/2002 do Ministério da Educação (MEC) e os pronunciamentos da IEG 9 da Internacional Federation of Accountants (IFAC) [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22092023-135042/
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