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Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: IOMBRILLER, SILVIA FARIA - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SEM
  • Assuntos: FREIOS A DISCO; ANÁLISE TÉRMICA; DINÂMICA VEICULAR (ANÁLISE)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta um procedimento para a análise dinâmica da frenagem total de emergência de um veículo de dois eixos (4x2), considerando os efeitos do aumento da temperatura no sistema de freios. Um protótipo de ônibus urbano equipado com freios a disco foi utilizado nos ensaios em perímetro urbano e em pista de teste da TRW Automotive em Limeira- SP. O sistema de freios do veículo protótipo foi instrumentado com termopares em diversos de seus componentes, com sensores de velocidade e pressão, percorrendo um perímetro típico urbano com trânsito intenso na cidade de São Paulo. Os pontos críticos de aquecimento foram observados bem como sua tendência de aumento de temperatura no tempo. Paralelamente ao teste em perímetro urbano foi realizado um teste padrão de "fade" na pista da TRW Automotive, estendendo o ciclo de frenagens até se observar o aumento e estabilização da temperatura do sistema de freios. Simultaneamente aos testes de pista foi realizado um teste em dinamômetro inercial na Fras-Le, em Caxias do Sul- RS, para se obter a variação do fator de freio com a variação da temperatura do sistema de freios. Parte de um programa computacional em Matlab, que simula computacionalmente o veículo freando, foi desenvolvido, considerando os efeitos da temperatura do sistema de freios, durante frenagens totais de emergência, partindo de diferentes velocidades iniciais de frenagem. O sistema de freios em estudo mostrou-se capaz de simular a frenagem de um veículo em emergência mesmo estando em altas temperaturas, observadas no perímetro urbano
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.06.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      IOMBRILLER, Silvia Faria. Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02022016-114612/. Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Iombriller, S. F. (2003). Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02022016-114612/
    • NLM

      Iombriller SF. Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02022016-114612/
    • Vancouver

      Iombriller SF. Análise térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos comerciais pesados [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-02022016-114612/

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