Exportar registro bibliográfico

As vanguardas visuais e a poesia experimental portuguesa (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: MARQUES, CRISTINA DE FATIMA LOURENCO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Subjects: LITERATURA PORTUGUESA; LITERATURA COMPARADA; POESIA CONCRETA
  • Language: Português
  • Abstract: Na Introdução apresentamos as motivações e os objetivos que nos levaram à execução desta pesquisa e contextualizamos historicamente alguns dos aspectos relativos ao surgimento e desenvolvimento da poesia visual e concreta. Na primeira parte deste trabalho apresentamos o Banco de Dados de Poesia Visual do Poeta E.M. de Melo e Castro, expondo as características desse importante acervo de obras de poesia visual e concreta ( sobretudo décadas de 60 e 70 ).Fizemos ainda aproximações entre o Banco de Dados e outros acervos de poesia visual com o fim de apontar características peculiares do banco de dados em questão. Na segunda parte formulamos nossa tese propriamente dita, qual seja, a de que a Poesia Experimental Portuguesa possui como característica singular uma ligação com a estética barroca e que tal ligação é resultado do panorama cultural e político de Portugal durante a vigência da ditadura salazarista. A seguir, comparamos poemas de poetas experimentais portugueses com poemas da poesia concreta brasileira com o fim não só de demonstrar as relações entre as duas literaturas, como também de caracterizar as diferenças entre a produção portuguesa e a brasileira no que tange à poesia concreta e visual. Ainda nesta segunda parte, desenvolvemos um estudo comparativo entre a Poesia Experimental Portuguesa e outras literaturas mundiais. Buscamos, assim, apontar o que no nosso entender seriam características específicas da poesia visual e concreta realizada naAlemanha, na Inglaterra, na Itália, na França, na Espanha, nos Estados Unidos e nos países do Leste Europeu (Rússia inclusive). Por fim, na terceira parte, tivemos em vista traçar um panorama contemporâneo da poesia visual e concreta, nele destacando o modo como os poetas visuais se apropriam das novas tecnologias de comunicação e de informática para a produção e divulgação de seus poemas. Constam ainda da tese a bibliografia ) consultada, bem como uma seção de anexos com os dados do banco de dados, constituídos em uma tabela e sob a forma de um Cd-rom. Esperamos que nossa tese contribua para o desenvolvimento da discussão acerca da poesia visual e concreta em língua portuguesa e, não só, uma vez que por sua própria natureza, esta é uma forma de poesia em que as diferenças lingüísticas tornam-se não mais que convenções
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.07.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARQUES, Cristina de Fátima Lourenço. As vanguardas visuais e a poesia experimental portuguesa. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Marques, C. de F. L. (2003). As vanguardas visuais e a poesia experimental portuguesa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Marques C de FL. As vanguardas visuais e a poesia experimental portuguesa. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Marques C de FL. As vanguardas visuais e a poesia experimental portuguesa. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024