Exportar registro bibliográfico

Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: o que dizem os alunos (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: ARCAS, PAULO HENRIQUE - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; FRACASSO ESCOLAR
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho aborda o tema da avaliação da aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi investigar que significados a avaliação tem assumido para os alunos uma vez que, após a implantação do regime de progressão continuada, no estado de São Paulo, ela não tem a função de servir à decisão de promoção ou retenção dos alunos. Inicialmente foi realizado o levantamento da literatura sobre o tema da avaliação, o estudo da legislação federal e estadual e dos documentos oficiais relativos ao assunto. Para investigar o que dizem os alunos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, entre os anos de 2001 e 2002, em um escola que oferece ensino funfamental (1ª a 8ª séries), localizada na cidade de São Paulo. O estudo amparou-se nos trabalhos sobre avaliação da aprendizagem, realizados por Abramowicz, Camargo, Hoffmann, Lima, Luckesi, Saul, Sousa, Vasconcellos e em pesquisas que discutem a progressão continuada, desenvolvidas por Paro e Bertagna, e outros. Dentre as conclusões desta pesquisa pode-se apreender duas indicações bastante relevantes para a discussão sobre o significado da avaliação. Primeiramente, apesar da vigência da progressão continuada no ensino fundamental, a possibilidade de reprovação não desapareceu, continuou existindo através do SARESP e do limite de faltas. Outra questão é que a difusão da idéia de que os alunos haviam se desinteressado pelos estudos devido à implantação da progressão continuada, gerando uma desvalorização da escola, não pode seridentificada neste caso. Ao contrário, nas falas dos alunos entrevistados, eles apontaram a escola como a principal forma de ascensão social, de melhoria de suas vidas, demonstrando que a falta de escolaridade e de conhecimento acarretam uma vida sofrida, de desemprego e de péssimas condições. Outra constatação bastante importante está em afirmar que não há como mudar apenas a avaliação, é necessário mudar a função da escola, seu papel para as crianças e e jovens da classe trabalhadora, que dela tanto necessitam. É preciso pôr a escola a serviço de quem a utiliza, tornando-a instrumento de transformação da sociedade e não de sua reprodução
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.06.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ARCAS, Paulo Henrique. Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: o que dizem os alunos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Arcas, P. H. (2003). Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: o que dizem os alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Arcas PH. Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: o que dizem os alunos. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Arcas PH. Avaliação da aprendizagem no regime de progressão continuada: o que dizem os alunos. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024