Exportar registro bibliográfico

Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio através de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: MOREIRA, ANNA RAMUS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMT
  • Subjects: LIGAS METÁLICAS; TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES; CORROSÃO
  • Language: Português
  • Abstract: O presente estudo objetivou a verificação do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio quando exposto a atmosferas brasileiras através da condução de ensaios não acelerados de corrosão. Uma verificação da capacidade do revestimento de liga zinco/55% alumínio em oferecer proteção catódica ao substrato, nas regiões de descontinuidade do revestimento, também foi objeto do presente trabalho. Ensaios acelerados de corrosão também foram realizados. Como o revestimento de liga zinco/55% alumínio surgiu para substituir o revestimento de zinco em estruturas e equipamentos expostos a atmosferas naturais, os dois tipos de ensaios (acelerados e não-acelerados de corrosão) foram realizados com corpos-de-prova revestidos com liga zinco/55% alumínio e com zinco. Todos estes materiais foram fornecidos pela empresa Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Os ensaios de campo foram financiados pela empresa Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e envolveram a exposição de corpos-de-prova (revestidos com liga zinco/55% alumínio e revestidos com zinco) em seis atmosferas com diferentes agressividades: rural, urbana, industrial, marinha amena, marinha severa e especial (umidade relativa praticamente constante em 100% e contaminada por poluentes de diferentes tipos). Os ensaios de laboratório foram realizados com o apoio da FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e envolveram não só ensaios acelerados de corrosão (câmara de névoa salina, câmara de dióxido de enxofre, câmara cíclica e ensaios de imersão) como também ensaios de caracterização dos revestimentos. Como resultado obteve-se um melhor desempenho apresentado pelo revestimento de liga zinco/55% alumínio, em comparação ao revestimento de zinco, em todos os ensaios realizados.No que concerne a capacidade de oferecer proteção catódica ao substrato, nas regiões de descontinuidade do revestimento, esta somente foi verificada quando o meio de exposição era de alta agressividade. No que concerne à análise microestrutural do revestimento de liga zinco/55% alumínio, desenvolvida quando da caracterização dos revestimentos envolvidos no trabalho, importantes informações foram obtidas: a região interdendrítica existente neste revestimento é composta por pelo menos duas diferentes fases (uma rica em alumínio e outra rica em zinco), diferentemente do que consta na literatura (uma única fase rica em zinco).
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.03.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOREIRA, Anna Ramus. Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio através de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Moreira, A. R. (2003). Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio através de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Moreira AR. Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio através de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão. 2003 ;[citado 2024 set. 18 ]
    • Vancouver

      Moreira AR. Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% alumínio através de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão. 2003 ;[citado 2024 set. 18 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024