Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental (2003)
- Autores:
- Autor USP: MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s0103-863x2002000300007
- Assuntos: INTERAÇÃO INTERPESSOAL; SOLUÇÃO DE PROBLEMAS; CRIANÇAS; ENSINO FUNDAMENTAL
- Idioma: Português
- Resumo: Tem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2003
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
BORGES, Dâmaris Simon Camelo e MARTURANO, Edna Maria. Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 185-193, 2003Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2002000300007. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2003). Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental. Paidéia, 12( 24), 185-193. doi:10.1590/s0103-863x2002000300007 -
NLM
Borges DSC, Marturano EM. Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental [Internet]. Paidéia. 2003 ; 12( 24): 185-193.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2002000300007 -
Vancouver
Borges DSC, Marturano EM. Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental [Internet]. Paidéia. 2003 ; 12( 24): 185-193.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-863x2002000300007 - A criança e o ingresso no ensino fundamental
- Criterios para identificacao de episodios de interacao professora-aluno
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: problemas relatados pelas maes
- Comportamento do aluno visto pelo professor
- Leitura e compreensao de texto em criancas de ciclo basico com dificuldade de aprendizagem
- Procura de atendimento psicológico para crianças com dificuldades na escola: um perfil da clientela
- Ambiente familiar e aprendizagem escolar
- Abandonos e desistencias na clientela de um servico de psicopedagogia
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: seis anos depois
- Criancas com queixa de dificuldades escolares: um procedimento para sondagem de problemas de comportamento atraves do relato das maes
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-863x2002000300007 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas