Exportar registro bibliográfico

Educação sem distâncias: Utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação de enfermagem (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: DIAS, DENISE COSTA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Subjects: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); INTERNET; ENFERMAGEM FUNDAMENTAL
  • Language: Português
  • Abstract: Esta investigação focalizou o ambiente de aprendizagem através da Internet, onde foi abordado o ensino da terapia intravenosa(TIV). Dentre os vários conteúdos que poderiam ser ministrados por meio de um ambiente de aprendizagem através da Internet foi escolhida a TIV pois se trata de um tema complexo que abrange não apenas os procedimentos técnicos mas também os aspectos conceituais e que podem ser discutidos em um ambiente virtual de aprendizagem. Os objetivos da investigação foram desenvolver material educacional sobre Terapia Intravenosa, utilizando a Internet para orientar o aprendizado de conceitos relacionados a terapia intravenosa, proceder avaliação por especialistas do material educacional sobre Terapia Intravenosa produzido e avaliar a utilização do mesmo pelos alunos em termos de dificuldades e/ou facilidades, participação/interação no ambiente, usabilidade das ferramentas disponíveis no ambiente. O ambiente utilizado para disponibilizar o curso na Internet foi o WebCT. O funcionamento do curso foi testado através de teste piloto com alunos de graduação os quais preencheram questionário para avaliação do ambiente de aprendizagem. O conteúdo foi desenvolvido em módulos, organizados em seqüência lógica e com os devidos objetivos para o aprendizado de cada módulo. A versão preliminar do conteúdo do curso foi submetida a um grupo de quatro especialistas, professoras de enfermagem, para avaliação do mesmo em termos de amplitude, pertinência,organização, verificação da adequação dos exercícios com os objetivos instrucionais, e outras questões pedagógicas relacionadas. Foram inscritos 49 alunos de graduação de enfermagem de três localidades diferentes (Ribeirão Preto, Porto Alegre e Cascavel), destes 25 participaram efetivamente. Os alunos que completaram o curso, de maneira geral, avaliaram positivamente a oportunidade de aprendizagem através da Internet, ressaltando algumas vantagens desse ambiente .. como a interação com a instrutora, a flexibilidade espaço-temporal possibilitada pela Internet, acesso a recursos técnicos e aspectos relacionados à organização e clareza do conteúdo do curso. No entanto alguns aspectos negativos foram também observados pelos alunos, como: problemas técnicos, falta de tempo para o curso e a falta de interação interpessoal. Sobre a participação dos alunos no curso percebemos que esta se deu em contextos mais individuais do que coletivos. Oferecer cursos baseados na Internet, ou apoiados pela Internet, na educação de enfermagem, propicia aos alunos uma familiarização maior com tecnologias de informação atuais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.06.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DIAS, Denise Costa. Educação sem distâncias: Utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação de enfermagem. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Dias, D. C. (2003). Educação sem distâncias: Utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação de enfermagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Dias DC. Educação sem distâncias: Utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação de enfermagem. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Dias DC. Educação sem distâncias: Utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação de enfermagem. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024