Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça (2003)
- Authors:
- Autor USP: BRITO, MARIA LENORA MENEZES DE - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CMU
- Subjects: LITERATURA; AFRICANISMO; CULTURA
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho focaliza a negritude na música e na literatura do Pará, no período de 1920 a 1940. Oferece uma leitura atual sobre o que foi a presença do negro escravo na Amazônia e mostra a posição de poetas e músicos de Belém, quanto à mudança de temas e de uma nova linguagem voltados à cultura da região amazônica, com ênfase para as raízes africanas. A poesia de Bruno de Menezes, excertos dos romances de Dalcídio Jurandir, as composições de Jayme Ovalle, Waldemar Henrique e Gentil Puget que refletem a cultura africana - todo esse material é comentado no trabalho e é realçada sua importância na música e na literatura do Pará. É resgatada, ainda, a presença do maestro Ettore Bosio, que viveu em Belém e absorveu a cultura da região, influenciando a geração dos músicos citados
- Imprenta:
- Data da defesa: 02.07.2003
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ABNT
BRITO, Maria Lenora Menezes de. Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Brito, M. L. M. de. (2003). Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Brito MLM de. Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Brito MLM de. Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ]
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