O processo de amamentar para mães de crianças portadoras de malformação congênita de lábio e/ou palato segundo a perspectiva do Interacionismo Simbólico (2003)
- Autores:
- Autor USP: THOME, SANDRA - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENP
- Assuntos: LÁBIO FISSURADO; FISSURA PALATINA
- Idioma: Português
- Resumo: A amamentação de crianças com malformação congênita de lábio e/ou palato mostra-se como um processo de difícil condução, para o qual, nem sempre os profissionais, mães e familiares estão preparados. Com a finalidade de buscar subsídios para um melhor atendimento a estas pessoas, este trabalho teve como objetivos: compreender o significado da amamentação para a mãe que vive a experiência de amamentar a criança portadora de fissura e compreender como se desenvolve o processo de decisão da mãe quanto ao curso da amamentação da criança portadora desta malformação. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico como referenciais metodológico e teórico, respectivamente para análise dos dados, os quais foram obtidos com a entrevista de 12 mulheres, mães de crianças com a referida malformação, matriculadas no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais-USP-Bauru. A análise comparativa resultou na identificação de dois fenômenos: TENDO UM FILHO DIFERENTE DO IDEALIZADO e VIVENCIANDO A PRÁTICA DE AMAMENTAR A CRIANÇA COM FISSURA, os quais nos possibilitou compreender que as mães deste estudo, a exemplo do modelo "Pesando Riscos e Benefícios" (Silva,1994), também atribuem significado de risco ou de benefício para a amamentação e que, com base neles, definem suas ações neste processo, cuja vivência resulta no sentimento de ter empreendido uma luta e ter conquistado a vitória de amamentar o filho com a malformação
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.04.2003
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ABNT
THOMÉ, Sandra. O processo de amamentar para mães de crianças portadoras de malformação congênita de lábio e/ou palato segundo a perspectiva do Interacionismo Simbólico. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Thomé, S. (2003). O processo de amamentar para mães de crianças portadoras de malformação congênita de lábio e/ou palato segundo a perspectiva do Interacionismo Simbólico (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Thomé S. O processo de amamentar para mães de crianças portadoras de malformação congênita de lábio e/ou palato segundo a perspectiva do Interacionismo Simbólico. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Thomé S. O processo de amamentar para mães de crianças portadoras de malformação congênita de lábio e/ou palato segundo a perspectiva do Interacionismo Simbólico. 2003 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Estudo da pratica do aleitamento materno em criancas portadoras de malformacao congenita de labio e/ou palato
- Cuidados dispensados à pacientes no pós-operatório. [Folheto]
- Equipe interdisciplinar e a consulta de enfermagem
- Primeiro atendimento à criança portadora de anomalias craniofaciais em um hospital especializado
- Reabiltação de lesões lábio-palatais: uma experiência de enfermagem
- Assistencia ao portador de fissura labio-palatal: relato de uma experiencia
- Assistência primária em saúde: atuação do enfermeiro frente as necessidades do portador de malformação congênita de lábio e/ou palato
- orientações e autocuidado: Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais
- Assistência de enfermagem a criança portadora de fissura lábio-palatal
- O uso de mamadeiras ortodônticas para a alimentação de crianças com fissuras lábio-palatais
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