Exportar registro bibliográfico

Chico Buarque e a transgressão: análise semiótica de três canções (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: CALBUCCI, EDUARDO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: CANÇÃO; SEMIÓTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa terá como principal função analisar o processo de construção de sentido em canções brasileiras, levando em consideração os modelos propostos pela Semiótica de linha francesa. Com o desenvolvimento do modelo semiótico de análise textual, surgiu, entre alguns estudiosos, a crença de que o rigor da metalinguagem proposta pelos semioticistas funcionava como uma "prisão" ou como uma "camisa-de-força" que impediam o analista de captar efetivamente a complexidade passional manifestada pelos textos. Este trabalho pretende desfazer essa impressão, mostrando que é perfeitamente possível compatibilizar as instabilidades presentes nas produções humanas com o rigor científico da análise semiótica. Para tal, a pesquisa se centrará na discussão do conceito de transgressão, entendido, grosso modo, como um conflito entre os desejos do indivíduo e as imposições do meio em que ele vive. As três canções analisadas, todas compostas por Chico Buarque, apresentam o tema da transgressão. Assim, o trabalho - sem desprezar a exatidão da metalinguagem semiótica - procurará também analisar como essas três canções apresentam os conflitos entre o indivíduo e o grupo social a que ele pertence. Por fim, a pesquisa também dará um pequeno espaço para a análise melódica das canções de Chico. É necessário que se faça isso, pois a canção popular gerou uma série de problemas para o analista, principalmente no que diz respeito às relações estabelecidas entre letra e melodia.Desse modo, esta dissertação também dará sua parcela de contribuição para a consolidação de uma Semiótica da canção
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.06.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CALBUCCI, Eduardo. Chico Buarque e a transgressão: análise semiótica de três canções. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Calbucci, E. (2003). Chico Buarque e a transgressão: análise semiótica de três canções (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Calbucci E. Chico Buarque e a transgressão: análise semiótica de três canções. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Calbucci E. Chico Buarque e a transgressão: análise semiótica de três canções. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024